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Morro dos Cavalos: terceira alternativa prevê apenas um túnel e pista atual em mão única

Terceira alternativa foi discutida entre Fórum Parlamentar e Ministérios dos Transportes

07/07/2025 17h04 | Por: Nilton Veronesi | Fonte: Portal ND Mais

Uma nova proposta ganha força para resolver o antigo gargalo no trecho da BR-101 que atravessa o Morro dos Cavalos , em Palhoça, na Grande Florianópolis.

A alternativa, debatida em reunião na semana passada entre o Ministério dos Transportes e o Fórum Parlamentar Catarinense, propõe a construção de apenas um túnel, aliado ao aproveitamento da pista atual para tráfego em mão única. A medida visa reduzir o impacto financeiro da obra no valor do pedágio, viabilizando economicamente o projeto e acelerando a execução.

A informação foi confirmada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense. Segundo ele, a proposta partiu do próprio Ministério dos Transportes, que solicitou à concessionária Arteris a atualização dos estudos técnicos sobre os túneis no local.

A ideia é avaliar o custo e o impacto no valor das tarifas em comparação com alternativas anteriores, que incluíam a construção de dois túneis ou a criação de um novo contorno rodoviário, nesse caso, proposto pelo governo do Estado.

A construção de apenas um túnel no Morro dos Cavalos, segundo Uczai, vai diminuir o impacto sobre o pedágio e manter as obras prioritárias em Joinville, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.

“O Morro dos Cavalos, que hoje tem duas direções, ficaria apenas com uma. Aí faz o túnel, põe quatro pistas, podendo ir do Norte para o Sul. E do Sul para o Norte na BR-101, aproveitando as pistas existentes hoje”, detalhou o deputado.

A alternativa surge num momento estratégico, com o Ministério dos Transportes organizando as prioridades para a chamada “otimização do contrato” de concessão da BR-101, que será analisada por uma comissão técnica do TCU (Tribunal de Contas da União). Essa comissão será formada ainda este mês e terá até 120 dias para apresentar um relatório sobre a viabilidade técnica, legal e financeira das obras propostas, inclusive o impacto sobre o pedágio.

“Empresários, lideranças e o Fórum Parlamentar foram escutados, elencando ordens de prioridade, e o Morro dos Cavalos foi incluído como prioridade número um. Por isso, o ministério se antecipou e pediu o estudo de atualização do projeto para a Arteris”, disse o parlamentar.

A decisão final caberá ao governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e também ao próprio TCU e à Arteris, ou à nova empresa que assumir a concessão pelos próximos 15 anos – não mais cinco.

A renovação do contrato da atual concessionária, a Arteris, ou a entrada de um novo operador, será definida após a análise técnica e a possível abertura de leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo).

A proposta de renovação contempla investimentos estimados em até R$ 10 bilhões nos próximos três anos. A concessão abrange a BR-101 e a BR-116, esta segunda mais tranquila, não exigindo grandes intervenções.

“Estamos acompanhando. É uma prioridade do nosso fórum. Esse projeto [do Morro dos Cavalos] é fundamental para a economia de Santa Catarina. Precisamos de solução. Quem anda de Florianópolis a Joinville sabe a encrenca que é. Precisamos fazer essa otimização”, afirmou Uczai.

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