Ventania inclui rajadas acima de 80 km/h em áreas do Sul do Brasil
Um ciclone extratropical promete mudar o tempo no Sul do Brasil a partir desta terça-feira (19). O fenômeno deve trazer pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, ventos que podem ultrapassar os 50 km/h e até queda de granizo em algumas regiões.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o centro-norte do Rio Grande do Sul deve concentrar os maiores volumes de chuva, enquanto o oeste e o sul de Santa Catarina podem registrar acumulados acima de 70 milímetros. No litoral dos dois estados, a expectativa é de rajadas ainda mais intensas.
Ciclone extratropical atinge o Sul: veja a situação do tempo no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçou o alerta para os próximos dias por causa da instabilidade do tempo e o ciclone extratropical. Segundo o órgão, o Estado deve enfrentar chuvas acompanhadas de ventos fortes e até queda de granizo.
Nesta terça-feira (19), as rajadas de vento já devem ganhar força: variam de 40 a 60 km/h em boa parte do território e podem chegar a 80 km/h no litoral, no extremo sul e na região da Costa Doce. Em pontos isolados, as rajadas podem até ultrapassar os 100 km/h.
A madrugada e a manhã de quarta-feira (20) também prometem ser de tempo carregado, com chuva de moderada a forte intensidade, acompanhada de raios. As regiões central, norte, vales, área metropolitana, Serra, Campanha, sul e litoral estão na rota da instabilidade.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos devem continuar preocupando: podem variar entre 45 e 80 km/h em várias áreas do Estado e, em pontos da Serra e do litoral, novamente alcançar os 100 km/h.
Previsão do tempo em Santa Catarina: está em atenção
Entre esta terça (19) e quarta-feira (20), o tempo segue instável em Santa Catarina. Os ventos podem chegar a 70 km/h, com rajadas ainda mais fortes nas áreas de maior altitude.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, o ciclone extratropical deve continuar ao longo de toda a quarta-feira, trazendo ventos intensos, temporais isolados e chuva persistente em algumas regiões. O mar também fica agitado, com ondas de até 3 metros.