Quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Fechar [x]
Segurança

Promotoria recém-criada investiga 4 casos de apologia ao nazismo em SC

Promotoria surgiu no mês passado como resposta para os casos de intolerância registrados nos últimos meses

17/11/2022 23h28 | Por: Redação | Fonte: NSCTotal
Divulgação

A recém-criada 40ª Promotoria de Justiça da Capital investiga ao menos quatro casos de apologia ao nazismo em Santa Catarina. O mais recente resultou na prisão em flagrante de oito homens durante um encontro de uma célula neonazista interestadual.

Criada há 1 mês, a promotoria foi anunciada em 10 de outubro como uma medida do Ministério Público catarinense (MPSC) para frear os casos de intolerância registrados nos últimos meses. Agora, todos os episódios criminais ou de natureza cível relacionados aos temas passam pelo setor.

Com a 40º Promotoria está também o caso da manifestação de um professor da rede pública que elogiou Hitler em um aplicativo de mensagens. Uma suposta célula neonazista com integrantes em Florianópolis, São José, Joinville, Maravilha e São Miguel do Oeste também é acompanhado pelo órgão.

A promotoria também investiga a suspeita de uma saudação nazista por bolsonaristas durante um ato em São Miguel do Oeste, no Oeste. O caso aconteceu em 2 de novembro e, segundo Ministério Público, mais de 10 pessoas já foram ouvidas. O prazo para a conclusão da apuração é de 90 dias.

Do lado da Polícia Civil, a delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (DRRDI) é quem apura os crimes. O órgão foi criado há cinco meses e já prendeu, além dos oito homens na segunda-feira, integrantes de uma outra célula nazista no Estado. Outros casos em andamento seguem em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Com informações do NSCTotal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!