Estado alterará a exigência do uso para uma recomendação
O uso de máscaras não vai ser mais obrigatório em Santa Catarina a partir do próximo sábado, dia 12. O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, devem assinar nas próximas horas um decreto que flexibiliza a utilização da proteção em todos os ambientes. O documento está para ser publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 11, conforme informou a Rádio Eldorado.
No decreto, a exigência de uso da máscara será substituída por uma recomendação. Mesmo que a nova orientação do Estado ainda não tenha sido publicada, alguns municípios já liberaram tornaram a utilização facultativa, como foi o caso de Criciúma.
“Criciúma sempre agiu de forma correta, sempre sendo protagonista nas ações de enfrentamento à pandemia. O que nós pedimos para a população é que tome a vacina. Em relação ao uso de máscara, use se você achar que é bom ou não. Isso depende da sua vontade”, declarou Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, em um vídeo divulgado nas redes sociais.
No dia da declaração de Salvaro, o Governo de Santa Catarina havia flexibilizado o uso de máscara em crianças entre 6 e 12 anos. O Estado deixou sob a responsabilidade dos pais e responsáveis a orientação sobre a utilização. No mesmo documento a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomenda que o uso seja mantido em algumas situações, como em crianças com doenças crônicas, nas que ainda não estão completamente imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e em casos onde há membros da família em risco maior de doença grave ou que não estejam imunizados.
Com informações do Engeplus