Porcentagem de casos positivados no início de junho já se aproxima do mês anterior
O número de testes feitos em farmácias de Santa Catarina que tiveram resultado positivo para Covid-19 aumentou 178% entre os meses de abril e maio. Os dados foram reunidos em um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Os números apontam ainda que, nos primeiros cinco dias de junho, 25% do total de testes feitos deram positivo. Em todo o mês de abril, esse número foi de 17,11%. De acordo com a associação, entre abril e maio, o número de testes feitos também teve crescimento de 78,48%.
Apesar da alta nos últimos dois meses, os maiores índices de 2022 relacionados aos testes de Covid feitos nas farmácias foram registrados em janeiro. No primeiro mês do ano, 38.333 casos positivos foram contabilizados durante o mês, e o número médio de testes positivos por dia foi de 1.237.
A aplicação de testes rápidos nas farmácias para identificar o coronavírus foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 28 de abril de 2020. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde regulamentou a prática nas farmácias na primeira semana de maio do mesmo ano.
Aumento de casos e falta de leitos em SC
Entre o início dos meses de maio e junho, os casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina cresceram mais de 200%. De acordo com o último boletim divulgado pelo governo do Estado nesta segunda-feira (13), há 11.601 pessoas em tratamento contra a doença no Estado.
O aumento do número de pacientes com doenças respiratórias - que inclui a Covid-19 - também tem reflexo direto na busca por atendimento médico. Em Santa Catarina, 58% dos 26 pacientes que aguardam na fila por um leito de UTI nesta segunda-feira (13), foram diagnosticados com alguma doença respiratória.
Com informações do NSCTotal