Terça-feira, 26 de agosto de 2025
Fechar [x]
Saúde

SC mostra interesse na Pfizer

A expectativa do Estado é que, com o registro, o imunizante seja incorporado ao Plano Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde.

24/02/2021 18h39 | Por: Redação

Fonte: Portal ND Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde manifestou interesse na compra de doses da vacina Pfizer para integrar o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 em Santa Catarina. A informação consta em ofício encaminhado nesta terça-feira (23) pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ao governador Carlos Moisés (PSL). No documento, o chefe da pasta informa sobre a concessão feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do registro definitivo à vacina produzida pela Pfizer/Biontech contra a Covid-19.

Este é o primeiro registro desta modalidade aceito no Brasil, os anteriores foram concedidos em caráter de uso emergencial.

A expectativa do Estado é que, com o registro, o imunizante seja incorporado ao Plano Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde. Contudo, caso isso não aconteça, o Estado já iniciou as tratativas para aquisição das doses diretamente com o laboratório.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, o Estado solicitou a Pfizer informações técnicas sobre a vacina, entre elas, planilhas de custos e o cronograma de entrega das doses.

Florianópolis quer adquirir doses

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou nesta quarta-feira (24) que também tem interesse na aquisição de doses da vacina Pfizer.De acordo com a pasta, a prefeitura possui recursos separados para a compra de vacina e pretende utilizá-los no caso de o laboratório da Pfizer aceitar fornecer para cidades e Estados.

A pasta diz ainda que segue as tratativas para viabilizar a compra, “sempre priorizando o fornecimento de doses pelo Ministério da Saúde e o plano nacional de imunização”.

No dia 12 de janeiro, o prefeito Gean Loureiro (DEM) realizou uma visita técnica aos ultrafreezeres da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), visto que o imunizante fabricado pela Pfizer requer um ambiente de armazenamento de -70°C.

Estados e municípios podem comprar vacinas

A compra do imunizante da Pfizer e o fornecimento à população por parte de Estados e municípios foi autorizada pela maioria dos ministros do STF (Superior Tribunal Federal) nesta terça. A decisão foi proferida em uma ação protocolada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A medida foi autorizada apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para os casos em que a Anvisa não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!