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Saúde

Saúde conectada: Governo do Estado testa internet via satélite em ambulância do Samu

Inovação tem como objetivo manter a conexão com a Central de Atendimento 24h

06/02/2024 12h37 | Atualizada em 06/02/2024 12h37 | Por: Redação | Fonte: Engeplus
Divulgação

Em situações de emergência médica, ter acesso à internet de alta velocidade e confiável pode fazer toda a diferença. Isso permite que as equipes médicas recebam informações da Central de Atendimento, acessem informações, consultem especialistas remotamente, compartilhem dados do paciente em tempo real e até mesmo realizem telemedicina em casos mais complexos.

Com foco em inovação na saúde, o Governo do Estado realizou o primeiro teste para verificar a efetividade do fornecimento de internet via satélite em uma ambulância. O teste, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, consiste na colocação de uma antena no veículo do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que atende no município de Rancho Queimado.

 

“Tecnologia de internet via satélite é fundamental para garantir benefícios. Esta iniciativa representa um avanço significativo no atendimento médico de emergência, pois estamos buscando uma conexão estável e confiável mesmo em regiões remotas onde a conectividade tradicional é limitada”, destaca o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

O objetivo inicial é manter um veículo do Samu conectado 24 horas por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e dependendo da região a conexão não funciona, pois a internet é inexistente.


Equipamento, cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos. (Foto: Divulgação/SCTI)

“Nosso município tem problema com sinal de internet, não temos telefone fixo em muitas localidades. Este teste acrescentará muito e vai melhorar ainda mais o atendimento desta equipe tão dedicada”, comenta a secretária municipal da saúde de Rancho Queimado, Katy Kayser.

O diretor de Atendimento Pré-hospitalar Móvel (APH Móvel), Dionísio Medeiros, acompanhou a instalação. “A iniciativa vai otimizar a velocidade da comunicação nas áreas que dificilmente têm acesso à Internet. Com este equipamento será possível informar com mais precisão o estado do paciente para Central de Regulação de Urgência, além de reduzir significante o tempo resposta no atendimento, principalmente naqueles momentos em que os segundos fazem a diferença para salvar uma vida”, explica.

Dependendo do resultado, o segundo passo será conectar a ambulância com os hospitais e futuramente possibilitar também que o médico realize o atendimento preliminar ao paciente via chamada de vídeo dentro da própria ambulância em casos mais simples.

O equipamento, cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos e ficará em operação durante 60 dias, onde serão testadas a capacidade de comunicação e acesso a recursos online. Depois desse período, equipes técnicas da Secretaria da Saúde e da SCTI irão elaborar parecer sobre os resultados e benefícios obtidos.

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