A campanha será realizada de segunda-feira (23) a 1º de junho, sendo 12 de maio o dia D de mobilização nacional
A Gerência Regional de Saúde de Tubarão começou a distribuição das primeiras dose da vacina para a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza na região da Amurel. A campanha será realizada de segunda-feira (23) a 1º de junho, sendo 12 de maio o dia D de mobilização nacional.
A expectativa é que 128.551 pessoas sejam imunizadas. É fundamental que os grupos prioritários busquem as doses já que só neste ano,
quatro pessoas já foram infectadas, em Tubarão e Braço do Norte.
“Nós passamos a atender os 18 municípios da região da Amurel e já encaminhamos 20% do total da cota que os municípios vão receber na campanha. A segunda remessa de distribuição vai ocorrer na primeira semana da campanha.”, explica o gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins.
A campanha nacional é realizada todos os anos na segunda quinzena de abril, período considerado de sazonalidade da doença. “O objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo da vacinação”, observa o secretário de Estado da saúde, Acélio Casagrande.
De acordo com a coordenadora de imunização da gerência de saúde, Shaiane Salvador, é importante as pessoas já procurarem os postos de saúde para iniciar a prevenção. Ela lembra ainda que no dia D, além da imunização contra gripe, Santa Catarina aderiu uma campanha contra o tétano.
“A ideia é que neste dia 12 de maio, um sábado, todos os postos de saúde do município estejam abertos para vacinar as pessoas que são público alvo da campanha contra influenza e também a vacina contra o tétano”, destaca Shaiane.
Grupos prioritários que devem receber a vacina
Crianças (6 meses a < 2ª): 7.440
Crianças (2 a 4 anos): 13.222
Trabalhadores da Saúde: 6.524
Gestantes: 3.721
Puérperas: 612
Indígenas: 151
Idosos: 46.486
Comorbidades: 40.449
Professores: 5.595
Presidiários: 4.005
Funcionários de Presídios: 346
Foto: Eduardo Zabot