Medida atende recomendação do Ministério da Saúde
Os municípios catarinenses serão autorizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) a aplicarem a quarta dose de vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. A imunização com a segunda dose de reforço deverá seguir as recomendações do Ministério da Saúde.
De acordo com a orientação, dose deve ser aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço. Ministério da Saúde reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Alguns estados também já informaram que têm esses imunizantes em estoque.
No momento da publicação desta matéria, equipes técnicas da Dive/SC estavam reunidos com profissionais das regionais de saúde para repassar as orientações completa.
Conforme informou o Ministério da Saúde, a recomendação da segunda dose de reforço considera a situação epidemiológica do país e a redução da efetividade das vacinas de Covid-19, principalmente entre faixas etárias mais avançadas. “ Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”, destacou o Ministério da Saúde.
Com informações do Engeplus