De acordo com a Dive, o paciente deve ter contraído a doença quando esteve no Mato Grosso
Santa Catarina registrou nesta sexta-feira (9) o primeiro caso de 2018 de febre chikungunya contraído dentro do estado, de acordo com relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A pessoa que teve a doença é um morador de Cunha Porã, no Oeste. Há outros três casos contraídos fora do território catarinense, o único deles na região Amurel é em Tubarão. A suspeita é que a infecção tenha ocorrido no Mato Grosso. O outro caso é em Itajaí, contraído do Rio de Janeiro.
O paciente que pegou a doença dentro do estado tem 68 anos, segundo a Dive. Os sintomas começaram no dia 13 de fevereiro e internação ocorreu já no dia seguinte. Ele recebeu alta depois de dois dias. O outro homem de Cunha Porã que teve a doença antes foi infectado em Mato Grosso. O órgão acredita que a transmissão possa estar relacionada a esse paciente, já que o idoso e ele moram no mesmo bairro.
Após a confirmação do caso, todas as medidas de bloqueio de transmissão foram desencadeadas pelo município: eliminação, adequação e tratamento químico de depósitos com água e pulverização espacial de inseticida, conforme a Dive.