Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Fechar [x]
Saúde

Moradores flagram criadouro de dengue em piscina de casa abandonada em Florianópolis

Foram recolhidas quatro amostras com pelo menos 10 larvas do mosquito no local

14/04/2022 06h11 | Atualizada em 13/04/2022 20h41 | Por: Redação | Fonte: NSCTotal
Divulgação

Moradores do bairro Itacorubi, em Florianópolis, descobriram um criadouro de larvas do mosquito da dengue em uma casa abandonada no Parque São Jorge. A prefeitura entrou no local, na manhã desta quarta-feira (13), após diversas denúncias feitas por vizinhos da residência. A ação só pôde ser realizada após a publicação do decreto que coloca a cidade em situação de epidemia.

Segundo o município, o documento prevê a possibilidade de entrada emergencial em imóveis, já que Florianópolis vive situação precária de saúde pública em relação à dengue.

No local foram recolhidas quatro amostras com pelo menos 10 larvas do mosquito, que irão para análise nos próximos dias.

Apesar de a casa estar abonada, os proprietários já foram identificados e um ato de infração será lavrado, de acordo com a prefeitura. A residência fica localizada na região que domina a lista de bairros com casos confirmados da doença – são 177 pessoas infectadas. Outros 37 estão em investigação.

Durante o dia, a prefeitura vai fazer a limpeza do local. De acordo com a Vigilância Sanitária, a piscina será higienizada e tampada com areia. A ação deve durar o dia todo.

Situação na cidade

Pelo menos um caso de dengue já foi identificado em 26 bairros de Florianópolis. A região mais afetada é o Itacorubi (161), seguido de Agronômica (32), Córrego Grande (14) e Carvoeira (10).

Na terça-feira (12), o município decretou situação de emergência após o registro de 3,5 mil focos do mosquito e 329 pessoas diagnosticadas com a doença.

Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), feito em março, 60% dos focos estão em residências, o que indica alto nível de transmissão da doença na Capital.

Uma operação foi instaurada, nesta quarta-feira, para mobilizar moradores em casas com grande risco de transmissão do vírus. A ação vai envolver escolas, creches, bairros, locais públicos e residências particulares.

De acordo com Priscila Valler, diretora de Vigilância em Saúde do Município, os moradores possuem resistência em receber visita dos agentes e seguir as orientações para controle do mosquito. Além disso, chuva, terrenos e imóveis abandonados aumentam o cultivo de focos e elevam os índices da doença.

Com informações do NSCTotal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!