Estado conta com 30 pessoas aguardando por uma vaga em leitos de UTI nesta quarta-feira; governador solicitou uma "parceria" entre o estado e a pasta para habilitar leitos permanentes
Santa Catarina registrou um aumento no número de pessoas que aguardam por vaga em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta quarta-feira (8). A constante lotação foi tema de reunião entre o governador Carlos Moisés e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), 30 catarinenses buscam por um leito na rede pública de saúde. Em comparação ao boletim da tarde da última terça-feira (7), houve um aumento de 11 pessoas na fila de espera.
Atualmente, oito pacientes aguardam por transferência para leitos de UTI neonatal, sendo que quatro estão com problemas respiratórios.
Oito crianças também esperam por vaga em UTI pediátrica. Entre eles, cinco estão em busca por conta de problemas respiratórios e três para serviço especializado para outra doença.
Além disso, 14 adultos estão na espera por uma unidade nos hospitais de referência. Metade das solicitações são de pacientes com doenças respiratórias.
Veja as solicitações por região:
De acordo com o painel de monitoramento de leitos de UTI SUS, atualizado na noite da última terça-feira (7), 97,63% das 1.056 unidades ativas no estado estavam ocupadas, ou seja, apenas 25 estavam disponíveis para receber novos pacientes.
Além disso, a região do Grande Oeste e Foz do Rio Itajaí estavam com 100% de lotação. Vale ressaltar que todas as regiões estavam acima de 95% de ocupação.
Santa Catarina conta com 178 leitos ativos para atendimento de recém-nascidos. Ainda conforme a atualização da noite desta terça, apenas seis unidades estavam disponíveis. Enquanto isso, 96 pediátricos estão ocupados e apenas um disponível para receber novos pacientes.
A rede pública de saúde catarinense conta com 781 leitos de UTI ativos para atendimento de adultos. No entanto, 18 estavam disponíveis, conforme a atualização da última terça-feira.
Vale ressaltar que Santa Catarina deve abrir uma sala de situação ainda nesta semana. Além disso, a SES planeja ativar oito novos leitos de UTI intermediários pediátricos e seis neonatal nos próximos dias. Assim como 12 unidades pediátricas serão instaladas em até 20 dias.
Governador Moisés se reúne com ministro da Saúde
O governador Carlos Moisés (Republicanos) se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, nesta quarta-feira, e o assunto foi a alta na ocupação dos leitos de UTI em Santa Catarina.
Moisés reforçou o planejamento de abrir 77 novas unidades, sendo 20 deles nos próximos 10 dias. Além disso, o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, também marcou presença na reunião.
Além disso, o governador de Santa Catarina solicitou uma “parceria” do Ministério da Saúde para habilitar leitos de forma definitiva.
“Nós já ampliamos o número de leitos anteriormente. Por uma questão sazonal, isso não foi suficiente. Por isso, estamos adotando essa nova estratégia, com 77 novos leitos”, afirmou o governador após a audiência.
Na ocasião, Carlos Moisés também pediu ajuda para envio de mais profissionais ao estado para atuar no combate à dengue.
“O cenário da dengue hoje não combina com Santa Catarina. Nós percebemos uma diminuição do número de técnicos. Precisamos reforçar a estratégia de combate ao mosquito. Também estamos atuando ao lado dos municípios para ampliar a oferta de serviço, por meio de parcerias. Queremos cofinanciar”, detalhou o governador.
Os processos de habilitação para novas especialidades em hospitais do Estado, a dificuldade na aquisição de alguns medicamentos e o aumento da conectividade entre os sistemas do Estado e da União para a integração de dados também foram temas da reunião entre o governador e o ministro Queiroga.
Com informações do ND+