Saúde
Estoque de vacina pentavalente deve ser regularizado ainda nesta semana
Há dois meses a Dive/SC não recebia doses para serem distribuídas aos municípios na rotina
12/03/2018 19h48 | Por: Redação
Em fevereiro, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina declarou em nota que não possuía doses das vacinas BCG e Pentavalente para serem distribuídas aos municípios na rotina. O Ministério da Saúde (MS) informou a todas as Secretarias de Saúde que a indisponibilidade de estoque era a nível nacional desde janeiro.
Após dois meses, o caso parece que finalmente vai regularizar. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS, Carla Domingues, sete milhões de doses foram liberadas. Todavia, ainda é preciso realizar uma análise para averiguar a qualidade das vacinas devido a oscilação de temperatura durante o transporte.
O Ministério deve iniciar o envio aos Estados nesta semana, que encaminharão aos municípios, e seguirão para os postos de saúde. Por mês são aplicadas cerca de 20 mil vacinas em Santa Catarina. A pentavalente, que previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus Influenzae tipo B, entre outras infecções graves, deve ter tomada aos dois, quatro e seis meses de idade.
Foto: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE