Em Santa Catarina, apenas sete municípios conseguiram o feito
Braço do Norte é um dos municípios com nota máxima na Atenção Primária da Saúde no 3° quadrimestre de 2022 (Q3/2022 – setembro, outubro, novembro e dezembro) do Programa Previne Brasil. A prévia foi divulgada nesta sexta-feira e será divulgada pelo Ministério da Saúde nos próximos dias. Em Santa Catarina apenas 7 municípios tiraram 10, sendo Braço do Norte é um deles.
O Previne Brasil avalia o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária da Saúde e tem impacto no financiamento federal. A nota atingida pela Secretaria de Saúde de Braço do Norte foi 10. Entre os critérios estão avaliações de acompanhamento das gestantes, exames e avaliação odontológica no pré-natal, citopatológico coletado em mulheres de 25 a 64 anos, vacinação infantil, acompanhamento dos hipertensos e diabéticos residentes no Município.
No primeiro quadrimestre do ano (Q1/2022), Braço do Norte alcançou a melhor colocação do Estado, com nota 9,23, evoluindo no segundo quadrimestre para 9,87 (Q2/2022) e no terceiro para 10 (Q3/2022).
A avaliação resulta em um Indicador Sintético Final (ISF) que pode ir de 0 a 10. Braço do Norte atingiu 100% de todos os indicadores, apresentando avaliação de excelência na Atenção Primária a Saúde. A nota coloca o Município em 1° lugar no Estado de Santa Catarina e em 1° lugar no Brasil, junto com outros municípios que atingiram nota 10.