O projeto Coração Saudável leva gratuitamente saúde e bem estar às pessoas que estejam com alguma alteração cardíaca crônica ou aguda e hipertensos, em Imbituba
O projeto Coração Saudável leva gratuitamente saúde e bem estar às pessoas que estejam com alguma alteração cardíaca crônica ou aguda e hipertensos, nos bairros Vila Nova e Guaiuba, em Imbituba, através de práticas integrativas de yoga. O programa, que é iniciativa da Prefeitura, será realizado durante dez encontros. Sucesso em diversas cidades de Santa Catarina e nos Estados Unidos, o projeto é desenvolvido voluntariamente em Imbituba pelos professores Vitor Pires e Josef, da Montanha Encantada, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Para a escolha das comunidades, a Secretaria de Saúde obedeceu dois critérios ao enviar convite às pessoas, de acordo com a situação de saúde contida no cadastro da Unidade Básica de Saúde do bairro. Não há limite de idade para participar do projeto, que vai trabalhar a princípio com 20 pessoas por equipe.
“Estamos iniciando em Vila Nova devido ao grande número de hipertensos que vivem no bairro, e por ser uma comunidade bem participativa. Em Guaiuba, por conhecermos as atividades de práticas integrativas desenvolvidas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em outros momentos, e por ser um local onde já há aulas de yoga com o professor Victor. Depois, estaremos expandindo para outras ESFs”, adianta a secretária de saúde, Graciela Ribeiro.Em Guaiuba, as práticas ocorrem nas quartas-feiras, às 14 horas, no Salão Paroquial da comunidade. Já em Vila Nova, são realizadas às sextas-feiras, no mesmo horário, na Praça da Igreja Santa Ana ou no salão paroquial. A pressão descontrolada é um mal que aumenta sobretudo os riscos de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). O yoga é uma prática importante e eficaz no combate à hipertensão arterial.
No caso particular do stress e como reação a este, o sistema nervoso simpático origina uma vasoconstrição, o que aumenta a pressão arterial. Portanto, ensinar às pessoas técnicas de gestão de stress eficientes, pode conduzir a uma redução do stress e a uma diminuição consequente da pressão arterial e o yoga, com algumas das suas técnicas, pode desempenhar um papel importante nesta aprendizagem.
Foto: Prefeitura de Imbituba