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Saúde

Absurdo: Cerca de 40% dos que marcam consultas médicas na rede pública, não aparecem

aso não consiga comparecer, o paciente deve avisar a sua unidade de saúde ou a própria Central de Regulação, presencialmente ou pelos telefones (48) 3621-9600 ou ( 48) 3621-9638

13/02/2025 18h42 | Atualizada em 13/02/2025 18h53 | Por: Nilton Veronesi

A transparência nas listas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para garantir um atendimento mais eficiente e organizado. Em Tubarão, os pacientes podem acompanhar sua posição na fila e a previsão de tempo para o atendimento pelo site oficial do Estado, cujo acesso pode ser feito pelo portal da prefeitura, permitindo mais clareza no processo.

Em janeiro deste ano, a cada 10 pacientes com consultas agendadas, quatro não compareceram, impactando muito o fluxo de atendimentos. Quando uma consulta agendada e confirmada não é realizada, há a possibilidade de reorganizar a agenda para atender outro paciente que também está na fila. Por isso, caso não seja possível comparecer, informar com antecedência contribui para um melhor aproveitamento das vagas e dos profissionais disponíveis e um serviço mais ágil para todos, evitando também desperdício do dinheiro público, ao otimizar o horário de atendimento dos prestadores.

Caso não consiga comparecer, o paciente deve avisar a sua unidade de saúde ou a própria Central de Regulação, presencialmente ou pelos telefones (48) 3621-9600 ou ( 48) 3621-9638. Com a colaboração da população e o compromisso da gestão municipal com a transparência, é possível aprimorar cada vez mais o acesso à saúde pública em Tubarão.

“As filas de espera no SUS são totalmente transparentes, e os pacientes podem acompanhar sua posição e previsão de atendimento pelo site oficial do Estado, utilizando o número do CPF ou do Cartão SUS. No entanto, enfrentamos um grande desafio com a falta de comparecimento nas consultas. Pedimos que, caso não seja possível comparecer, o paciente avise com antecedência, para podermos reorganizar a agenda e otimizar o atendimento”, comenta o secretário de Saúde Otávio Piva.

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