Ao todo, Santa Catarina tem mais de 5 milhões de pessoas aptas para votar em outubro
Santa Catarina ganhou 58.253 novos jovens de 16 e 17 anos que poderão votar nas eleições de 2022. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/SC), em setembro, havia 15 mil adolescentes com título de eleitor, nesta quinta-feira (5), o número tinha saltado para 73.253.
Ao todo, Santa Catarina tem 5.291.652 eleitores e eleitoras. Em novembro de 2020, após as eleições municipais, o eleitorado total era de 5.205.931 pessoas. De acordo com o TRE/SC, os números ainda são provisórios, pois grande quantidade de solicitações ainda precisa ser processada, e a relação oficial do eleitorado será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 11 de julho.
Nos últimos 30 dias, 173.311 pessoas foram atendidas pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Desse total, 55.108 pedidos foram para fazer o primeiro título de eleitor e 90.503 para transferência de domicílio eleitoral.
O prazo para tirar e regularizar o título de eleitor se encerrou na quarta-feira (4). Novas emissões e alterações só poderão ser feitas em 8 de novembro, após a eleição, quando o sistema será reaberto, de acordo com o TRE. As solicitações como emissão de certidões continuam disponíveis aos eleitores pela internet.
O título de eleitor baixado pelo aplicativo e-Título serve como documento oficial para fins eleitorais, mesmo que não tenha a foto do eleitor. Além disso, segundo o TRE, o e-Título é a segunda via do documento, que deixou de ser impresso pelos cartórios eleitorais.