17,4% dos eleitores catarinenses não compareceram às urnas. No primeiro turno, o número foi de 18,4%
O número de abstenções em Santa Catarina caiu 1 ponto percentual no segundo turno em comparação com o primeiro. Neste domingo (30), segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), 17,4% do eleitorado catarinense não compareceu às urnas. No dia 2 de outubro, esse número foi de 18,46%. Apesar da queda, o dado não é o menor da história no Estado.
Em 2018, o número de abstenções no segundo turno das eleições foi de 16,87% dos eleitores. Na época, Jair Bolsonaro (PL) competia contra Fernando Haddad (PT) para a presidência da República. No cargo de governador de Santa Catarina, Carlos Moisés estava na disputa com Gelson Merísio (PSD).
Confira o percentual de abstenções em SC nos segundos turnos
Em Santa Catarina ainda, de acordo com o TRE, 1,9% do eleitorado optou por votar nulo nessas eleições. Já os votos em branco foram de 1,24%. Os números representam um total mais de 140 mil catarinenses que foram às urnas e não escolheram nenhum candidato em 2022.
Com a soma das abstenções, o número de eleitorado que não fez a escolha de um político no segundo turno e preferiu se abster, seja não comparecendo ou escolhendo voto branco ou nulo, foi de mais de 1,1 milhão de catarinense.
Nas eleições gerais do Brasil, as abstenções registraram o menor número desde 2006. Do número total dos eleitores, 20,58% não votaram neste domingo, o que representa 32,2 milhões de pessoas. Esta é a primeira vez que a abstenção no segundo turno foi menor que a do primeiro no país.
Na soma dos votos nulos, brancos e as abstenções, mais de 37 milhões de brasileiros não escolheram nenhum candidato nestas eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 3,9 milhões de eleitores optaram por votar nulo, e 1,7 milhão fez a escolha do voto em branco.
Lula venceu as Eleições 2022 e foi eleito o presidente do país pela terceira vez. O petista teve 50,9% dos votos à seu favor. A disputa foi acirrada entre ele e Jair Bolsonaro, que fez 49,1% dos votos.
No primeiro turno astenções bateram recorde
Durante o primeiro turno das Eleições 2022, o número de abstenções em Santa Catarina bateu recorde. O dado foi o maior das últimas corridas eleitorais no Estado.
Em 2 de outubro, 4,99% dos eleitores de Santa Catarina optaram por votar em branco, e 3,73% fizeram a escolha de votar nulo.
Com informações do NSCTotal