Segunda-feira, 07 de setembro de 2026
Fechar [x]
Geral

Grande nuvem rolo avança em direção a SC com chegada de frente fria

Fenômeno pode chegar a centenas de quilômetros de extensão e foi avistado em diversas cidades do Uruguai

16/08/2022 06h13 | Por: Redação | Fonte: NSCTotal
Divulgação

Uma grande nebulosidade em formato tubular, chamada nuvem rolo, foi observada no céu do Uruguai nesta segunda-feira (15). O fenômeno está ligado à passagem de uma frente fria pelo país, que já está presente no Rio Grande do Sul com chuva forte, raios e queda de granizo.

A formação é uma nuvem baixa e seu formato aparenta uma onda solitária no céu. Por sua longa extensão, que pode chegar a centenas de quilômetros, o fenômeno foi visto por moradores de diferentes cidades uruguaias. 

Segundo o MetSul, as nuvens do tipo rolo são normalmente encontradas ao longo de regiões costeiras e são resultado de uma brisa marítima ou frente fria, mas também podem se formar sobre terra.

Nuvem rolo foi vista em cidades do Uruguai nesta segunda (13).

Nuvem rolo foi vista em cidades do Uruguai nesta segunda (13).

(Foto: Diego Ruete/MetSul)

Conforme a tempestade perde intensidade e continua avançando, a formação aparenta estar rolando pelo céu, de acordo com os meteorologistas. 

Às vezes, a sua formação acontece antes de um outro fenômeno conhecido como nuvem de prateleira. Elas são normalmente encontradas ao longo da borda de uma tempestade. 

Com informações do NSCTotal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!