Esportes
Janela de espera das ondas gigantes no Cardoso começa dia 18 de maio
No ano passado, o campeonato não ocorreu devido à ausência de grandes ondulações
21/02/2018 13h28 | Por: Redação
A expectativa é grande por ondas acima de 12 pés, equivalente a 3,5 metros, para a praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna. A janela de espera dos surfistas e organizadores do Desafio de Ondas Grandes começa dia 18 de maio e encerra 31 de outubro. No ano passado, o campeonato não ocorreu devido à ausência de grandes ondulações.
Nesta semana, organizadores e a equipe do Governo Municipal se reuniram para tratar da continuidade da parceria e estratégia de estrutura e ações. Integraram a reunião o secretário de Turismo, Evandro Flora Carneiro; de Obras, Jonatan Nascimento; do Planejamento, Silvania Cappua; da Fazenda, Luciana Pereira; presidente da Fundação Irmã Vera, Valmor Packer e organizadores.
O Governo do Estado repassou R$ 200 mil por meio de convênio com a Associação de Surf Tow-in In Farol de Santa Marta e de Jaguaruna. Tem parceria com Fecasurf, patrocínio da Mormaii, Fesporte e prefeitura de Laguna. A premiação é de R$ 50 mil em dinheiro aos competidores.
O presidente da Associação de Surf Toiw-In do Farol, Reinaldo Langer, descreveu o evento como "algo histórico e inédito". A intenção é integrar a Praia do Cardoso no campeonato mundial de ondas grandes. Com a abertura da janela e com ajuda da tecnologia, os competidores serão informados com dias de antecedência o período do campeonato.
Trabalho de recuperação das dunas da praia do Cardoso deverá ser concluído no próximo mês
As dunas inibem o avanço do mar. Na região da praia do Cardoso, tem o agravante das casuarinas, árvores não nativas que prejudicam a ação do vento na areia. O resultado é a linha da costa sendo tragada pelo oceano, ou seja, a praia vem diminui. Em uma ação para coibir o fenômeno, a Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta e prefeitura deverão delimitar o espaço das dunas para sua recuperação. O trabalho iniciou no ano passado.
Na reunião desta semana, ficou acertado com o secretário de Obras, Jonatan Nascimento, a continuidade dos trabalhos, com participação da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Fundação Irmã Vera e Secretaria de Planejamento. A reposição de areia nas bancadas das praias favorece a formação de boas ondas para a prática do surfe .
A fonte para o material necessário, troncos de madeira, será das casuarinas, em um trecho delimitado, com autorização do Instituto Chico Mendes. O cercamento de madeira irá inibir a passagem de veículos e pedestres. Nos próximos dias, em reunião entre poder público, organizadores e moradores do Farol de Santa Marta irão debater também sobre estacionamento na região do Cardoso.
Foto: Surfguru
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE