A decisão é do Ministério do Trabalho, porém em Tubarão os horários do comércio serão flexibilizados para permitir que os trabalhadores acompanhem os jogos
Se tudo der certo para o Brasil na Copa do Mundo da Rússia e a seleção for até a final, pelo menos quatro jogos deverão ocorrer em dias úteis, no meio do expediente da maioria dos trabalhadores brasileiros. Porém, o Ministério do Trabalho anunciou nesta semana que, com base na nova lei trabalhista em vigor no país, esses jogos não serão considerados feriados.
Ficará a critério dos empregadores liberar ou não os funcionários para assistirem às partidas. No caso de liberação com compensação posterior de horas, empresas e trabalhadores devem chegar a acordo sobre a questão. Os acordos também devem garantir que o trabalhador não tenha prejuízo financeiro. Ou seja, se a folga nos horários de jogos, previamente acertada com a empresa, for compensada conforme o combinado, o trabalhador não terá a ausência descontada do salário.
“Mas é importante deixar claro que esse acordo entre a empresa e os seus funcionários precisa ocorrer. Se o trabalhador decidir faltar para assistir aos jogos deliberadamente, a empresa poderá considerar falta e descontar, além desse dia, também os dias de feriado e de repouso”, esclarece Erika.
Comércio terá horário especial em Tubarão
Com as partidas já definidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, na Rússia, e para permitir que os colaboradores do
comércio de Tubarão possam acompanhar os jogos, o Sindilojas definiu que no dia 22 de junho (sexta-feira) o horário do comércio será das 13 às 19h de forma facultativa. Neste dia o Brasil joga às 9h.
Para o segundo jogo da Seleção Brasileira, no dia 27, uma quarta-feira, quando o Brasil joga às 15h, o comércio terá horário de funcionamento das 8h30 às 14h30, também facultativo. Caso a Seleção continuar no campeonato, novas datas e horários serão definidos.
Foto: Adidas