Domingo, 22 de dezembro de 2024
Fechar [x]
Blog Nilton Veronesi

Progressistas e PSD x Progressistas e PSD

Nas eleições indiretas que teremos em 30 dias, racha no grupo governista pode definir o vitorioso

11/07/2023 09h05 | Atualizada em 17/07/2023 12h33 | Por: Nilton Veronesi

A primeira eleição indireta da história de Tubarão começou quente. É um pleito bastante peculiar, onde o trabalho é de bastidores, nem por isso as movimentações deixam de ser intensas.

Na quarta-feira (12), serão definidos os prazos para inscrição de chapa e data da eleição. Importante: eleição é nominal, ou seja, voto não é secreto. 

O grupo governista só perde a eleição pra si. Tem ampla maioria, perém algumas dissedências podem "embolar o jogo". Vamos aos números objetivos, depois uma análise mais aprofundada.

A base governista conta com os seguintes vereadores:

Progressistas
Professor Maurício da Silva
Gelson Bento (Valdir Barba)
Moisés Nunes
Zaga Reis

PSD
Jairo Cascaes 
Nilton de Campos (Ritinha)
Doutor Jean Abreu

PL
 Licão

Republicanos
Luciane Tokarski

Cidadania
Eraldo Pereira

Analisando friamente, os 10 votos seriam mais que suficientes,frente aos cinco - teoricamente - de oposição: Zé Luiz Tancredo (MDB), Felippe Tessmann (PSC), Fabiano do Sertão (UB), Thiago zaboti (DC) e Denis Matiola (PSDB).

Então como a coisa pode mudar?

Diria que quatro fatores podem derrotar o grupo político do ex-prefeito Joares Ponticelli e do ex-vice Caio Tokarski nesta "indireta".

  •  Insatisfação do presidente Jairo Cascaes. O presidente da Câmara não foi procurado pelo prefeito interino Gelson Bento e não gostou da formação da chapa Gelson/Jean, sem seu consentimento e aval.
  • "Fator Flávio Alves". Pra muitos ele está apenas curtindo sua chácara às margens da lagoa de Campos Verdes e sua bela pousada no Farol. Pra outros ele tem dois votos no legislativo: do seu genro, Thiago Zaboti (DC) e do correligionário e fiel escudeiro, vereador Eraldo Pereira.
  • Pela primeira vez nesta legislatura, o vereador Moisés Nunes(Progressistas), sempre leal a atual administração, votou favorável a instalação de uma Comissão Especial de Investigação, que vai apurar os contratos da PMT/Cosip com empresas privadas. Não é uma pauta que agrade o governo e é bom lembrar, que o padrinho político de Moisés é o ex-vereador e presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, um nome que agrada o governador Jorginho Mello paraa disputa a prefeitura de Tubarão pelo PL e se desfiliou do "11" há pouco tempo.
  • O rompimento definitivo do PL com o atual governo, visando as eleições municipais de 2024.

São condições impossíveis? Não.

Improváveis? Pode ser.

O atual grupo só perde "se quiser" e, por enquanto, está fazendo força "pra querer".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!