Quarta-feira, 25 de junho de 2025
Fechar [x]
Tubarão

Unidades de Saúde passam a oferecer testes rápidos de covid-19

Testagem é indicada para pessoas com sintomas relativos à doença

24/06/2025 18h24 | Por: Nilton Veronesi

Agora é possível realizar testes rápidos para influenza A, influenza B e covid-19 diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Tubarão.

Antes disponíveis apenas na sede da Vigilância Epidemiológica, os exames foram descentralizados para facilitar o acesso da população ao diagnóstico das síndromes gripais.

A testagem é indicada para pessoas com sintomas como febre, dor no corpo, tosse, dor de garganta e outros sinais respiratórios, desde que os sintomas tenham iniciado há até sete dias.

O exame é feito mediante avaliação clínica nas próprias unidades, e a indicação será feita por um profissional de saúde conforme o quadro apresentado.

Mais do que confirmar um diagnóstico, os testes ajudam a direcionar o tratamento adequado e a evitar a propagação dos vírus na comunidade.

Com o resultado em mãos, as equipes de saúde orientam sobre o isolamento quando necessário e reforçam medidas de prevenção.

Somente em 2025, já foram registrados 304 casos de influenza e 78 de covid-19 em Tubarão, o que reforça a importância da vigilância e do cuidado com sintomas respiratórios.

“O objetivo da descentralização dos testes é ampliar o acesso da população ao diagnóstico, agilizando o atendimento e permitindo uma resposta mais rápida aos casos suspeitos de gripe e covid-19, especialmente diante dos números registrados neste ano em Tubarão”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!