Interdição é uma medida preventiva em resposta à formação de ciclone extratropical
A previsão de formação de um ciclone extratropical provocou a interdição da Serra da Rocinha, em Timbé do Sul. A via está totalmente interditada a partir desta quarta-feira, dia 12. O bloqueio deve se estender até a manhã desta quinta, dia 13, quando será avaliada a possibilidade de retomar o tráfego em sistema de comboio no turno da tarde. A informação foi divulgada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que esclareceu que a interdição é uma medida preventiva, em resposta aos avisos meteorológicos para a semana.
O órgão informa que, conforme a Defesa Civil do estado, a formação de um ciclone extratropical deve provocar ventos e chuva fortes na região, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.
O trecho faz parte das obras de implantação e pavimentação da BR-285, rodovia que liga os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No momento, a obra passa pela execução das contenções de encostas em pontos suscetíveis a escorregamentos. Ainda conforme o Dnit, o grampeamento do solo, instalação de telas de proteção e execução de cortinas são algumas das soluções de engenharia que estão sendo implementadas no local.