Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos contra os suspeitos
Três membros de uma associação criminosa foram presos por furto na manhã desta quinta-feira, dia 8. As prisões aconteceram após uma operação policial ser deflagrada pela Polícia Civil de Imbituba com auxílio da Polícia Civil de Laguna e Polícia Militar (PM) de Imbituba. Três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão foram cumpridos contra os suspeitos nos bairros Itapitubá (Imbituba), Boa Vista (Laguna) e Estreito (Laguna).
Os crimes aconteceram ao longo de 2023 em casas de veraneio no bairro Itapitubá, na região Sul de Imbituba. Conforme a Polícia Civil, o inquérito policial foi instaurado e ao longo das investigações foi confirmado que os furtos estavam sendo praticados por um grupo criminoso.
Os suspeitos já eram conhecidos pelo meio policial e também pela comunidade local pelos crimes. Além disso, os criminosos já haviam sido presos em outras operações policiais nos últimos anos, entretanto, logo após receberem liberdade, eles voltaram a cometer os crimes. Um dos suspeitos até chegou a praticar novos furtos com utilização da tornozeleira eletrônica.
Ainda segundo a Polícia Civil, quando as provas foram reunidas na investigação, a autoridade policial representou ao Poder Judiciário a decretação das prisões preventivas e dos mandados de busca e apreensão após manifestação favorável do Ministério Público (MP). Durante o cumprimento dos mandados, os policiais prenderam os suspeitos e apreenderam objetos de interesse na operação.