Inquérito aponta que usuários de drogas recebiam castigos como forma de disciplina
Tortura, tráfico de drogas e organização criminosa estão entre os crimes que levaram a Polícia Civil prender quatro suspeitos na manhã desta sexta-feira, dia 9, em Criciúma. A investigação conduzida pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) aponta que os detidos fazem parte de uma facção criminosa e passaram a torturar usuários de drogas como forma de castigo e disciplina.
Segundo a Polícia Civil, a investigação iniciou em dezembro do ano passado. Hoje, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva. Um quarto suspeito, 22 anos de idade, foi detido em flagrante por tráfico de drogas. Na casa dele, os policiais encontraram 110 gramas de maconha fracionadas e embaladas para a venda.
“[A investigação] tem por finalidade apurar integrantes de uma facção criminosa que, além de operar no tráfico, passou a realizar tortura em usuários, como medida de imposição de castigos. A Polícia Civil obteve imagens - fortes - em que membros de determinada facção espancaram violentamente uma pessoa, por determinação de lideranças do grupo criminoso e como forma de disciplina”, informa a DIC.
A operação policial contou com 32 policiais civis, destacados da 6ª Delegacia Regional de Criciúma, bem como de Unidades Especiais da Polícia Civil, como o Núcleo de Operações com Cães (NOC) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Os presos foram encaminhados ao Presídio Santa Augusta.