Domingo, 14 de setembro de 2025
Fechar [x]
Segurança

Rastro de desvio bilionário em casa de câmbio de SC é investigado para multar beneficiários

Operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26) em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

27/04/2022 06h13 | Por: Redação | Fonte: ND+
Divulgação

A Polícia Federal investiga o rastro de uma movimentação bilionária em uma casa de câmbio em Garopaba, no Sul de Santa Catarina, para aplicar multas de até 225%. Os desvios foram realizados entre 2013 e 2019.

A Polícia Federal investiga o rastro de uma movimentação bilionária em uma casa de câmbio em Garopaba, no Sul de Santa Catarina, para aplicar multas de até 225%. Os desvios foram realizados entre 2013 e 2019.

Os agentes também localizaram barras em uma filial da casa de câmbio, em Imbituba. O material será enviado para perícia, com o objetivo de identificar se é feito de ouro.

Como funcionava o esquema

Após identificarem as movimentações suspeitas, as forças de segurança constataram que a organização se utilizava de um complexo esquema criminoso que conta com a criação de diversos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), para dissimular a existência de filiais.

Para isso, o grupo utilizava os chamados laranjas para ocultar os reais beneficiários das operações fraudulentas usando empresas em nome de terceiros, com o intuito de lavar o dinheiro e blindar o patrimônio resultante do esquema criminoso.

Foi apurada, ainda, a existência de diversos depósitos realizados por terceiros, em volume total superior a R$ 2 milhões, destacando as transações com pessoas físicas que já possuíram vínculo empregatício com a empresa investigada.

Foram identificados fortes indícios de crimes contra o sistema financeiro, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Para combater a organização foi promovido o sequestro de veículos e imóveis de luxo ligados às pessoas investigadas, com o objetivo de impedir eventual esvaziamento do patrimônio acumulado de forma criminosa.

Os investigados, na medida da comprovação de suas participações, poderão responder pelos crimes de operação ilegal de câmbio, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a Polícia Federal, não é possível identificar ainda a quantia exata apreendida em dinheiro em espécie e bens porque os mandados judiciais estão sendo cumpridos.

Com informações do ND+

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!