Bombeiros dão dicas de como reconhecer local de risco através das bandeiras na praia
Um homem de 40 anos se afogou no início da tarde deste domingo (10), após tentar salvar o filho de 16 anos da corrente de retorno. A ocorrência aconteceu por volta das 13h30, na praia central de Navegantes.
De acordo com os bombeiros, a vítima teria visto que o filho estava sendo arrastado pela corrente de retorno, mais conhecida como corredor de água que é capaz de levar uma pessoa para longe da praia em poucos segundos. Após conseguir salvar o filho, o pai não conseguiu voltar para a praia e acabou se afogando.
Ele precisou ser retirado pelos salva-vidas e ao ser resgatado, o homem estava orientado, consciente e respirava com auxílio do oxigênio na areia. Em seguida, a vítima foi encaminhada para o hospital de Navegantes onde ficou aos cuidados da equipe médica.
Como reconhecer um local de risco
É comum encontrar nas praias bandeiras vermelhas na faixa de areia, geralmente elas alertam de que o local é perigoso. De acordo com os salva-vidas, regiões que tem essas bandeiras são inapropriadas para se banhar.
Eles ainda alertam que para reconhecer as correntes de retorno em praias não vigiadas, é preciso ficar atento a algumas características: as ondas não quebram nesses locais e a coloração da água costuma se diferenciar do resto da praia, sendo mais escura.
Além das bandeiras vermelhas, é recomendável pelos bombeiros que os banhistas prestem atenção nas outras bandeiras que estão praia ou na base dos salva-vidas.
A bandeira amarela significa médio risco de afogamento à bandeira verde é de baixo risco de afogamento, já a bandeira lilás quer dizer praia com presença de águas-vivas no mar e a bandeira preta significa que o posto de guarda-vidas está desativado.
Com informações do ND+