Durante o dia de hoje, 19, às 7h foi desencadeada a Operação Fiscalização...
Durante o dia de hoje, 19, às 7h foi desencadeada a Operação Fiscalização no Complexo Lagunar/Lagoa de Imaruí. Durante “briefing” foi repassado aos integrantes da operação as estratégias de atuação do efetivo no teatro de operações e as ações a serem realizadas durante a operação.
A ação contou com 45 militares, 11 viaturas operacionais e 09 embarcações. Equipes da polícia militar ambiental de: Laguna, Maracajá, Florianópolis ee Palhoça, além de militares de apoio da Marinha do Brasil lotados na Delegacia da Capitania dos Porto de Laguna estiveram na operação.
Após o “briefing”, as equipes se deslocaram com embarcações até a Lagoa de Imaruí e as viatura deslocaram por terra até o trapiche central de Imaruí.
O pontopde partida foi o "Trapiche Central de Imaruí". lOO locafoi isolado para evitar a entrada de curiosos e pessoas que pudessem vir a tumultuar o serviço, para resguardar a integridade física dos integrantes da ação e facilitar as atividades de recolhimento das redes.
Durante a operação foram apreendidos:
• 07 embarcações que estavam com irregularidades em suas documentações. Atividade desenvolvida pelos integrantes da Marinha do Brasil.
• 90 redes do tipo "aviãozinho" que estavam instaladas em locais que contrariam as normas ambientais de pesca em vigor.
• 10 baterias de automóvel, que servem de atrativo luminoso para a pesca irregular do camarão.
• 03 tarrafas de pescadores que praticavam atividade de pesca em local proibido pela legislação, na localidade da Ponte da Cabeçuda, no canal de ligação entre as Lagoas de Santo Antônio dos Anjos e Lagoa de Imaruí.
Até o presente momento não foi lavrado nenhum Auto de Infração Ambiental por pesca irregular, por não terem sido identificados os proprietários dos artigos de pesca.
As embarcações apreendidas e autuadas encontram-se na Capitania dos Portos em Laguna.
Os apetrechos de pesca apreendidos encontram-se no pátio da Polícia Militar Ambiental de Laguna.















