Segundo a Polícia Civil, suspeito disse que era fã do artista. Obra possui moldura feita com metais do período colonial.
Uma obra de arte avaliada em R$ 30 mil foi recuperada na terça-feira (7), um mês depois de ser furtada da Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vicchieta, em Florianópolis. A peça intitulada "Índice II" é do artista joinvilense Sérgio Adriano H e tem moldura feita com metais do período colonial. O suspeito confessou o crime.
De acordo com a delegada Aline Hermes Zandonai, à frente do caso, as recepcionistas do museu verificaram que a obra havia sumido em 6 de maio e que apenas uma pessoa entrou com bolsa no local naquele dia. A investigação, então, buscou imagens de monitoramento e identificou o suspeito, que tinha tatuagem aparente e usava máscara.
Segundo Zandonai, ele foi encontrado a partir de um trabalho minucioso de investigação, mas detalhes não foram repassados para garantir a segurança do local. Após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, o objeto foi recuperado e restituído à galeria.
"Vimos que era pessoa voltada voltada para as artes, que frequenta muito esses ambientes", informou.
O suspeito confessou o crime, conforme a polícia, mas o período para prisão em flagrante já havia terminado. O homem afirmou que se tratava de um furto ocasional, já que a obra não estaria sendo bem apreciada na galeria, e disse que era fã do artista.
Manifestações
Na época do desaparecimento, a organização do Instituto Maratona Cultural lamentou o furto e pediu que as pessoas compartilhassem informações que pudessem levar ao paradeiro do objeto.
“É importante que a população tenha ciência do ocorrido e não adquira a obra por intermédio de terceiros”, escreveu.
A peça é um dicionário de língua portuguesa que tem uma moldura redonda de metais do período colonial. A obra integrou a programação da Maratona Cultural 2022, evento que reuniu shows e outros eventos nas ruas de Florianópolis entre os dias 8 e 10 de abril.
Com informações do G1 SC