Ele vestia camiseta com imagem de Hitler
Um homem foi detido após ser flagrado usando uma camiseta com a imagem de Hitler e com a frase "yes we can" (sim, nós podemos). Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito estava em uma agência da Caixa Econômica Federal e foi detido após o atendimento, por volta das 10 horas dessa quinta-feira, dia 13.
Ainda conforme a guarnição, os policiais chegaram no local e avistaram o suspeito usando a camiseta. Após informá-lo que seria conduzido para a Delegacia de Polícia, ele teria se mostrado colaborativo com os militares.
Operação contra o nazismo
No início desta semana, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, em operação contra o nazismo. Duas pessoas foram presas em flagrante. Em Santa Catarina, os mandados foram cumpridos por intermédio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRCI), da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Curitibanos.
A operação foi resultado do aprofundamento das investigações da Operação 'Gun Project', que foi deflagrada em 20 de outubro de 2022. A investigação apurou a fabricação de arma de fogo, com a utilização de impressora 3D, por uma célula neonazista catarinense. Em encontros presenciais, além de produção de propaganda para fins de divulgação do nazismo, realizavam rituais de culto à doutrina Hitlerista, nos quais os criminosos se autointitulavam “a nova SS de Santa Catarina”.