Investigados, segundo a Polícia Federal, responderão pelos crimes de descaminho e de associação criminosa. Aparelhos eletrônicos entravam no país por Navegantes.
Uma organização criminosa apontada pelo descaminho de aparelhos eletrônicos é alvo de uma operação, nesta quarta-feira (20), que cumpre mandados em Itapema, Balneário Camboriú e Navegantes, três das principais cidades do Litoral Norte de Santa Catarina.
Cerca de 30 policiais federais, com o apoio de servidores da Receita Federal, cumprem seis ordens de busca e apreensão em imóveis das cidades.
O número de alvos em cada cidade, bem como o lucro obtido pelos investigados, não havia sido divulgado até a última atualização do texto.
Ainda de acordo com a PF, os aparelhos eletrônicos, sobretudo smartphones, entravam no país por Navegantes, que tem um dos portos mais movimentados do país.
Os eletrônicos eram comercializados a partir de um perfil em rede social, que contabilizava uma série de vendas de celulares de origem estrangeira, sem comprovação de importação regular.
Os investigados, conforme a Polícia Federal, responderão pelos crimes de descaminho, ou seja, a entrada ilegal de mercadoria no país, evitando a importação regular, e de associação criminosa.