Outros quatro investigados já estavam presos
A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal de Tubarão, deflagrou, na manhã desta quinta-feira, dia 3, a segunda e última fase da "Operação Santo Anjo" e prendeu um quinto suspeito de ter participado do atentado contra uma família do Rio do Pouso.
No dia 14 de agosto, suspeitos efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a residência de uma família com intuito de matar o morador. Durante a execução, além do alvo principal, acabaram sendo atingidos o filho dele, de apenas 2 anos de idade, e sua esposa, que morreu.
As investigações conseguiram demonstrar que o fato teve origem em uma discussão entre o morador e um adolescente de 16 anos que estava se relacionando com sua enteada de apenas 11 anos.
Após a discussão, o adolescente teria mantido contato com traficantes locais com intuito de recrutá-los para matar o padrasto da menina, repassando a eles que o morador pertenceria a uma facção criminosa rival que atua na região.
Os autores, na mesma noite, se dirigiram até a casa da família e efetuaram os disparos. O pai da família foi alvejado no braço, a esposa morreu no mesmo dia e a criança levou três disparos.
Inicialmente, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, que apura os fatos, representou pela prisão preventiva de quatro suspeitos e solicitou mandados de busca e apreensão. Já a Delegacia de Proteção a Criança Adolescente Mulher e Idoso (DPCAMI) de Tubarão representou pela internação do adolescente envolvido no fato, pleitos que foram deferidos pelo Poder Judiciário desta Comarca.
No dia 5 de setembro de 2022, deflagrou-se a primeira fase da “Operação Santo Ano”, oportunidade em que os policiais cumpriram os quatro mandados de prisão em desfavor dos suspeitos adultos e ao mandado de internação provisória do adolescente. Todos seguem detidos.
Com o avançar das investigações, a Polícia Civil apreendeu o veículo utilizado pelos acusados para chegar ao local do crime e verificou que ele havia sido adulterado com a finalidade de induzir as autoridades ao erro. As investigações identificaram pelo menos três pessoas responsáveis pelas alterações. Eles foram indiciados por fraude processual qualificada.
Em novas diligências, os policiais da DIC de Tubarão conseguiram identificar um quinto suspeito, de 25 anos, sendo representado por sua prisão preventiva e pela expedição de mandados de busca e apreensão em seus endereços, pedidos que foram deferidos pela 1º Vara Criminal de Tubarão.
Agentes da DIC de Tubarão, das Delegacias de Polícia de Capivari de Baixo, Jaguaruna e Armazém, na manhã desta quinta-feira, deflagram a referida operação e conseguiram capturar o quinto suspeito. Ele interrogado e posteriormente encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão.
O inquérito policial encontra-se em fase final e será encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para a continuidade do processo. Os suspeitos principais serão indiciados por um homicídio consumado duplamente qualificado, dois homicídios tentados duplamente qualificados, organização criminosa e corrupção de menores.
Com informações do Engeplus