Os dados constam em monitoramento divulgado pelo Governo do Estado
A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da rede SUS (Sistema Único de Saúde) volta a preocupar, em Santa Catarina. Isso porque, segundo dados do governo estadual, três regiões catarinenses estão com 100% das vagas ocupadas e outras três estão com a ocupação acima de 90%. Os dados constam em monitoramento divulgado pelo Governo do Estado e atualizado nesta quinta-feira (9), às 11h.
Entre as regiões catarinenses, Foz do Rio Itajaí; Sul e Grande Oeste estavam com todos os leitos de UTI Neonatal ocupados, segundo os dados.
Região Foz do Rio Iguaçu – os 15 leitos de UTI Neonatal ativos estão ocupados
Região Sul – há 28 leitos de UTI Neonatal ativos, todos ocupados
Região Oeste – dos 20 leitos de UTI Neonatal, todos estão ocupados
Leitos de UTI Neonatal
Santa Catarina conta, no total, com 224 leitos de UTI Neonatal, dos quais há apenas 16 vagas livres- sendo oito no Vale do Itajaí, quatro no Planalto Norte e Nordeste, duas no Meio Oeste e Serra Catarinense, e duas na Grande Florianópolis. Outros 208 leitos estão ocupados.
Entre as regiões, a do Vale do Itajaí é a que apresenta a melhor situação, pois a taxa de ocupação é de 78,95%, a menor do estado. Nas demais, o índice é superior a 90%: no Planalto Norte e Nordeste a taxa é de 91,49%; já no Meio Oeste e Serra catarinense a ocupação é de 92,82%; e na Grande Florianópolis, 95,83 dos leitos de UTI Neonatal estão ocupados.
Os leitos de UTI Neonatal são ocupados por recém-nascidos. Conforme a assessoria da Saúde do Estado, não há uma causa clara para as internações. Pois, a pasta considera que várias questões podem estar envolvidas. Entre elas, a falta de acompanhamento gestacional – pré-natal – e a baixa vacinação das gestantes, que podem acarretar algumas doenças e com isso gerar a necessidade de internação dos bebês na UTI.
Entre janeiro de 2022 a março de 2023, foram abertos 49 leitos de UTI Neonatal em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde informou que renovou, por mais três meses, os contratos com sete unidades hospitalares para o atendimento dos pacientes infantis. Além disso, que serão abertos mais 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional de São José (HRSJ).
Ocupação na UTI pediátrica e adultos
Santa Catarina possui um total de 1.182 leitos de UTI ativos na rede pública. A ocupação geral é de 87,39%.
Além dos leitos de UTI Neonatal, há ainda 841 destinado aos adultos – dos quais 742 estão ocupados e 99 estão disponíveis. Entre as regiões, a do Foz do Rio Itajaí é a única que está com todos os leitos de UTI Adulto ocupados, conforme a última atualização.
Há ainda 117 leitos de UTI Pediátrico em Santa Catarina. Do total, 83 leitos estão ocupados e 34 disponíveis. As regiões do Grande Oeste e da Grande Florianópolis, segundo os dados, estavam 100% ocupados, sem leitos disponíveis.
Com informações do ND+