Domingo, 22 de dezembro de 2024
Fechar [x]
Saúde

SC tem aumento de 22% nos casos ativos de Covid em meio a risco de nova onda

Segundo SES, mais de 2 mil pessoas continuam em tratamento da doença no Estado

08/11/2022 11h12 | Atualizada em 08/11/2022 11h16 | Por: Redação | Fonte: NSCTotal
Divulgação

Santa Catarina registrou um aumento de 22% no número de casos ativos de Covid-19 em apenas uma semana. De acordo com dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, o Estado passou de 1.677casos, em 31 de outubro, para 2.053 neste domingo (7). O crescimento ocorre em meio ao alerta de especialistas para um nova onda da doença, que pode atingir o Estado com a chegada do verão.

A última vez que o Estado tinha registrado mais de 2 mil pacientes em tratamento para a doença foi em 16 de setembro, quando foram 2.045.

Entre fim de setembro e durante todo o mês de outubro, Santa Catarina vivia um cenário de estabilidade em relação aos casos ativos. Mas, conforme o Painel do Coronavírus, os números voltaram a subir, principalmente no início de novembro, quando Estado saltuo de 1.677 casos, em 31 de outubro, para 1.809, em 1º de novembro.

O aumento ocorre no momento em que especialistas alertam para a presença de uma nova variante, chamada de B.Q 1 que tende a ser mais transmissível. Casos já foram registrados no Rio de janeiro e no Amazonas, segundo informações do g1.

SC monitora aumento de casos

De acordo com o superintendente em vigilância em saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, a Secretária de Estado da Saúde (SES) tem monitorado o aumento de casos em outros lugares, mas os números ainda não refletem no cenário do estado catarinense.

— Estamos atentos à situação epidemiológica internacional e estamos monitorando a situação no estado, sem nenhuma mudança significativa em relação ao número de casos hospitalizados e óbitos — afirma.

Já o professor de matemática e computação da Unesp e coordenador do SP Covid-19 InfoTracker, Wallace Casaca, salienta que os números mostram uma tendência de aumento de casos no país, mas em um patamar bem abaixo de outros momentos da pandemia.

A hipótese levantada por Casaca é de que a maior circulação de pessoas nas últimas semanas - devido ao período eleitoral e retorno ao trabalho presencial - pode ter provocado o aumento, uma vez que ainda não foi observada aqui a presença de outras linhagens da Ômicron.

Até este domingo, Santa Catarina tinha confirmado 1.886.681 casos da doença e 22.413 mortes em decorrência da doença.

Com informações do NSCTotal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!