O recebimento das doses ocorreu na quarta-feira
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina recebeu 984 doses da vacina contra mpox, doença que antes era conhecida como varíola dos macacos. A pasta esclareceu que o público-alvo será específico e a estratégia de vacinação está sendo elaborada.
O recebimento das doses ocorreu na quarta-feira (15). A ideia da secretaria é estabelecer a estratégia de vacinação junto aos municípios para depois distribuir a vacina.
Público-alvo
De acordo com o Ministério da Saúde, o principal objetivo da aplicação desta vacina é interromper a transmissão de pessoa a pessoa. A vacinação em massa, segundo o órgão federal, não é recomendada.
Dessa forma, a secretaria informou que a vacinação será feita em duas categorias, de pré e pós exposição à doença.
O esquema de vacinação é de duas doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre elas.
Vacinação pré-exposição
Público-alvo:
Vacinação pós-exposição
Público-alvo:
Critérios de exclusão para vacinação em situação de pré e pós-exposição
Em uma convenção em novembro, a OMS começou a usar o termo mpox como sinônimo da varíola dos macacos (em inglês, monkeypox). A ideia da organização é que ambos os nomes sejam utilizados simultaneamente em inglês durante um ano, enquanto o termo “monkeypox” é gradualmente abolido.
A mudança ocorreu porque houve casos de linguagem racista relacionados à doença. Segundo a OMS, pessoas e representantes de países manifestaram preocupação e pediram à organização que fosse pensada uma forma de contornar essa situação.
Com informações do g1 SC