Ministério da Saúde descartou necessidade de aguardar finalização de uma fase para dar início a outra. Secretaria reforça que é preciso acompanhar programação de imunização dos municípios.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina liberou a vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários. A pasta reforçou, no entanto, que cada município faz a própria programação de imunização e é preciso consultar o andamento da vacinação na cidade antes de sair de casa para receber a dose.
Dessa forma, podem se vacinar os seguintes grupos prioritários:
Os pacientes precisam ter 12 anos ou mais. A vacina bivalente disponibilizada é do laboratório Pfizer.
A decisão da secretaria segue recomendação do Ministério da Saúde, que descartou a necessidade de aguardar a finalização de uma fase da vacinação para dar início a outra.
De acordo com o ministério, inicialmente os grupos prioritários foram divididos em fases para facilitar a operacionalização da vacinação. No entanto, como a entrega de doses tem sido feita para os estados e a capacidade de distribuição está satisfatória, não existe mais a necessidade de escalonar a aplicação de doses.
A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), Arieli Fialho, destacou a importância de se verificar o andamento da vacinação no município.
“A nossa recomendação é que a população sempre busque informações com a secretaria de saúde da cidade onde mora sobre os locais e horários de vacinação e grupos que estão sendo vacinados. Isso porque um município pode optar por liberar um grupo antes ou depois, de acordo com a disponibilidade de doses, equipes de vacinação, entre outros motivos”, afirmou a gerente.
Pré-requisitos para se vacinar
Quem estiver no grupo prioritário pode receber a vacina bivalente se tiver tomado pelo menos duas doses dos imunizantes que foram disponibilizados anteriormente. A última dose precisa ter sido recebida há pelo menos quatro meses.
O público-alvo total dos grupos prioritários para receber a bivalente é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. Santa Catarina já recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu aos municípios 671.094 doses. Até terça, segundo o vacinômetro federal, foram aplicadas 110 mil delas.
As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para a bivalente devem seguir o esquema anterior, de duas doses, mais duas de reforço, informou a secretaria.