Terça-feira, 26 de agosto de 2025
Fechar [x]
Saúde

Remolho de leguminosas: como fazer

O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) recomenda o consumo de pelo menos uma porção de feijão por dia.

26/08/2020 20h06 | Por: Redação

O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) recomenda o consumo de pelo menos uma porção de feijão por dia, variando entre seus tipos (carioca, preto, vermelho etc) e outras leguminosas, como lentilha, ervilha e grão de bico. Esse grupo alimentar tem diversos benefícios, como o efeito hipocolesterolêmico (de diminuição do colesterol), a baixa quantidade de gordura, o elevado conteúdo de carboidratos complexos, além de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e fibra alimentar.

Esse grupo de alimentos costuma ter fatores antinutricionais, que atrapalham a digestão e absorção dos nutrientes. Alguns desses fatores são os inibidores de tripsina, os fitatos, os polifenóis (como os taninos) e os oligossacarídeos não digeríveis. Esses antinutrientes podem causar desconforto intestinal e gases durante a digestão. 

Por serem, em geral, termoestáveis (não perdem a função no cozimento) esses elementos precisam ser removidos de outra forma. A dissolução em água, conhecida como remolho, é o procedimento mais adequado no pré-preparo das leguminosas para diminuição da concentração de antinutrientes. Deve ser feita 12 horas ou mais antes do cozimento (alguns autores sugerem 24 horas) e a água deve ser trocada duas ou três vezes. É importante também remover essa água antes do cozimento e não há necessidade de adicionar ácidos (como limão ou vinagre).

Por Laura Volpato
Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!