Trata-se de um morador do bairro Vila Santo Antônio
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, confirmou, nesta quarta-feira, dia 20, o primeiro caso de dengue contraído no município de Imbituba. Trata-se de um morador do bairro Vila Santo Antônio. O paciente não precisou ser internado e passa bem.
“Desde 2020 somos considerados um município infestado, onde tínhamos o mosquito, mas, não tínhamos a doença. Desta forma, precisamos redobrar os nossos cuidados em casa para diminuir as formas de proliferação do Aedes Aegypti e, assim, diminuir o número de pessoas doentes”, disse a Gerente da Vigilância em Saúde, Joana Diniz.
Até o momento, foram investigados 21 pacientes com a suspeita de dengue. Destes, 13 exames deram negativo para a doença, cinco foram positivos, mas, contraídos fora de Imbituba e um positivo adquirido na cidade. Dois exames ainda aguardam o resultado.
Atualmente, os bairros considerados infestados são: Centro, Nova Brasília, Sagrada família e Portinho da Vila. Em 2022, já foram contabilizando 60 focos em Imbituba.
Número de focos por bairro:
Nova Brasília - 11
Portinho da Vila - 04
Centro - 12
Itapirubá - 03
Sagrada Família - 16
Vila Nova - 06
Campo da Aviação - 01
Vila Santo Antônio - 02
Penha - 01
Guaiuba - 03
Área Portuária – 01
A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou esse ano uma nova campanha de conscientização sobre os perigos da propagação do Aedes aegypti. Os materiais trazem o tema: “Fazendo a nossa parte, somos imbatíveis contra o mosquito da dengue”. A intenção do município é lembrar os moradores sobre os riscos de se manter os terrenos sujos, cheios de mato e com materiais que possam acumular água. A água parada em pneus, vaso de planta, lata ou outro recipiente contribui para a propagação das larvas do mosquito da dengue.
Colaboração: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Imbituba
Com informações do Engeplus