As cirurgias foram suspensas em seis unidades hospitalares
Mais de 45 cirurgias eletivas foram canceladas em Santa Catarina até quarta-feira (2) em função dos bloqueios promovidos por manifestantes bolsonaristas. Seis unidades precisaram suspender os procedimentos. Elas ficam no Sul, Serra e no Litoral Norte. As informações são do g1 SC.
Cirurgias eletivas são aquelas pré-agendadas, que não são consideradas urgentes. Contudo, em muitos casos, os pacientes esperam até anos pela realização dos procedimentos.
O transporte de vacinas, materiais e remédios para hospitais também foram afetados pelos bloqueios. Até a manhã desta quinta-feira (3) pelo menos 20 bloqueios ainda eram mantidos em rodovias federais em Santa Catarina.
Os bloqueios ocorrem desde domingo (30) e são motivados pelo não aceite dos manifestantes do resultado das eleições presidenciais.
Na segunda-feira (31), a Justiça Federal ordenou o desbloqueio das rodovias. O Supremo Tribunal Federal (STF) também determinou a liberação de todas as estradas.
Cirurgias canceladas
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ao g1 SC que os manifestantes permitiram que veículos da pasta com identificação passassem pelas barreiras.
O problema é que veículos de empresas terceirizadas, que não tem identificação, têm encontrado dificuldades para transitar. Eles levam remédios e materiais.
No caso das cirurgias eletivas, elas são feitas em hospitais de referência e, em muitos casos, é necessário o transporte entre cidades.
Profissionais de saúde ou dos pacientes que não conseguiram chegar aos hospitais estão entre os motivos para a suspensão dos procedimentos.
Veja as unidades que tiveram cirurgias canceladas
Com informações do NSCTotal