Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Fechar [x]
Saúde

Mais de 10 cidades já dispensaram uso de máscara em SC

A liberação do uso do equipamento por parte do Governo do Estado ainda não tem previsão de acontecer; municípios aguardam novos decretos para tomar decisões

08/03/2022 08h14 | Atualizada em 08/03/2022 08h16 | Por: Redação | Fonte: NSCTotal
Divulgação

Ao menos 13 cidades de Santa Catarina já dispensaram a obrigatoriedade do uso de máscara contra a Covid-19. Apesar da liberação por parte dos municípios, o Governo catarinense ainda não decretou o fim do uso do equipamento no Estado.

A decisão de tornar a utilização de máscara uma recomendação e não uma obrigatoriedade ainda não tem data para acontecer em Santa Catarina, segundo o que informou o Secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, em um vídeo publicado nas redes sociais.

Das 13 cidades catarinenses que colocaram um fim na obrigatoriedade do uso de máscara, oito são da região Oeste. Todas excluem a utilização do equipamento em qualquer lugar do município, inclusive em locais fechados.

As maiores cidades de Santa Catarina ainda aguardam decisão do Governo Estadual para tomar qualquer decisão sobre a nova liberação.

Florianópolis: segue recomendações do Estado;
Joinville: vai acompanhar as regras do Estado para tomar decisões;
Blumenau: segue orientações do Governo de SC;
Lages: segue acompanhando as recomendações do Estado;
Itajaí: acompanha o Governo de SC;
Jaraguá do Sul: decisões serão tomadas apenas após novos decretos estaduais e federais flexibilizando o uso de máscara em lugares privados;
Tubarão: o município deve decidir em breve se mantém a obrigatoriedade da máscara;
Xanxerê: decisão deve sair nos próximos dias, conforme informou a Secretaria de Saúde do município;
Concórdia: a liberação do uso de máscara em Concórdia deve acontecer assim que o Governo do Estado liberar a obrigatoriedade do equipamento;
Criciúma: apesar de não decretar o fim da obrigatoriedade oficial, a prefeitura informou que as flexibilizações já estão acontecendo. Em outubro do ano passado, a cidade havia liberado o uso de máscara, mas o decreto foi desativado após interferência do Ministério Público. No momento, a prefeitura aguarda recomendações do Estado.

Cidades que liberaram o uso de máscara

Chapecó

O município do Oeste do Estado, Chapecó, foi uma das primeiras cidades a dispensar a obrigatoriedade do uso de máscaras em Santa Catarina. A decisão aconteceu na quinta-feira (3) e é válida para locais abertos e fechados.

Xaxim

Xaxim, também no Oeste de Santa Catarina, liberou o uso de máscaras nesta segunda-feira (7). A utilização do equipamento se tornou facultativa em qualquer local do município. Segundo a prefeitura, a medida é baseada na queda do número de pessoas infectadas com o novo coronavírus, baixa de internados por conta da doença e pessoas vacinadas com primeira, segunda e terceira dose da vacina, no município.

Iraceminha

A cidade de Iraceminha, localizada na região Oeste do Estado, levou em consideração a vacinação contra a Covid-19, os quadros críticos da doença e redução da transmissão do vírus na cidade, antes de liberar a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os locais da cidade – abertos e fechados.

Segundo a prefeitura, a responsabilidade, a partir de agora, é de cada morador ou do responsável legal para a utilização do equipamento.

Peritiba

O uso de máscara no município de Peritiba, no Oeste de Santa Catarina, deixou de ser obrigatório em todos os locais da cidade. Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial, o caso não se aplica para pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19.

São Lourenço do Oeste

A cidade de São Lourenço do Oeste liberou a obrigatoriedade da máscara em locais públicos e privados ainda na sexta-feira (4). Segundo a prefeitura, cerca de 87% da população está com duas doses da vacina e 30% já receberam a dose de reforço.

União do Oeste:

O uso de máscara como equipamento de proteção obrigatório contra a Covid-19 teve fim na cidade de União do Oeste. O município liberou a utilização tanto para locais abertos, quanto para lugares fechados.

Cordilheira Alta

Ainda na sexta-feira (4), o município de Cordilheira Alta, no Oeste do Estado, tornou o uso de máscara facultativo em toda a cidade.

Ipira

No município de Ipira, no Meio-Oeste catarinense, a utilização de máscara não é mais obrigatória. Segundo a prefeitura, cabe ao morador a responsabilidade do uso do equipamento em lugares abertos e fechados.

Rio do sul

A prefeitura de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em local fechado. A decisão foi tomada na sexta-feira (4). Cada pessoa deve decidir se utiliza ou não o item de proteção, conforme o que informou a prefeitura.

Indaial

O município de Indaial, também no Vale do Itajaí, descartou a obrigatoriedade do uso de máscara no domingo (6). A prefeitura afirmou que a campanha de vacinação está “a todo vapor” e que a maior parte da população já está vacinada.

Salete

O município de Salete, no Alto Vale, não obriga mais o uso de máscaras em locais abertos e fechados do município. De acordo com a prefeitura, a cidade já tem 80% da população vacinada com a primeira dose da vacina e mais de 65% com a segunda dose.

São João do Itaperiú

No norte de Santa Catarina, a cidade de São João do Itaperiú foi uma das primeiras a descartar a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade. A utilização do equipamento se tornou facultativa em todos os locais do município.

Balneário Camboriú

O município de Balneário Camboriú dispensou o uso de máscaras nesta segunda-feira (7). O decreto foi publicado pelo prefeito, Fabrício Oliveira, e torna facultativo o uso de máscara em ambientes abertos ou fechados.

Dados da Covid em SC

Segundo o monitor do Coronavírus do NSC Total, Santa Catarina possuí 10.675 casos ativos da doeça. Dos 295 municípios, 274 tem ao menos uma pessoa em isolamento social por conta da Covid.

Apesar disso, a vacinação segue acontecendo no Estado. Porém, diversas pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da vacina no período recomendado pelo fabricante, segundo dados do Governo de Santa Catarina.

São 624.125 pessoas que tomaram apenas a primeira dose do imunizante – ou seja, que possuem o esquema vacinal incompleto.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.

Com informações do NSCTotal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!