Em Joinville a Secretaria de Saúde soma seis casos da doença
Uma mulher de 38 anos é a 37ª paciente confirmada com a varíola dos macacos (Monkeypox) em Santa Catarina. Ela é moradora de Joinville e teve o diagnóstico divulgado pela Secretaria de Saúde municipal nesta quinta-feira (18). Joinville soma agora seis casos confirmados da doença.
Segundo o órgão, a mulher é moradora da Zona Leste de Joinville e começou ter sintomas no dia 29 de julho. A paciente recebeu atendimento em uma unidade de Pronto-Atendimento e fez exames. No momento ela passa bem e está em isolamento domiciliar.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), em boletim divulgado na última segunda-feira (15), a varíola dos macacos era investigada em 136 pacientes em Santa Catarina. Com o novo caso de Joinville, agora o Estado soma 35 homens contaminados e apenas duas mulheres.
O primeiro caso de Monkeypox no território catarinense foi confirmado em 30 de julho pelas autoridades de saúde. Na sexta-feira (12), o governo do Estado divulgou um plano de contingência para prevenir a transmissão do vírus. O cronograma prevê detecção mais rápida de infectados e maior destinação de recursos para o combate da doença.
Quais são os sintomas da varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível, causa sintomas mais leves e é menos mortal. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.
Apesar da nomeclatura, a doença não tem relação com animais. Os casos recentes registrados no Brasil e no exterior foram de transmissão entre humanos.
Veja os principais sintomas:
erupções cutâneas
febre
dores de cabeça
dores musculares
dores nas costas
dores de garganta
calafrios
exaustão
linfonodos inchados
Com informações do NSCTotal