Ele é um ótimo anti-inflamatório e ajuda na prevenção de doenças, graças aos componentes presentes no cacau.
O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta terça-feira (7). Além de saboroso, o doce traz também benefícios para a saúde. Quando consumido corretamente, ele é um ótimo anti-inflamatório e ajuda na prevenção de doenças, graças aos componentes presentes no cacau.
Isso ocorre porque o fruto é rico em alcaloides – uma substância estimulante – e feniletilamina, substância também produzida pelos neurônios, conhecida como o hormônio da paixão. Ao ser ingerida, ela ativa a liberação de dopamina no cérebro, gerando a sensação de felicidade.
Por ser rico em polifenóis, que são compostos bioativos poderosos, também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, AVC e Alzheimer, sendo um ótimo anti-inflamatório. É preferível optar pelos produtos com, no mínimo, 70% de cacau.
O cacau também possui óleo de theobroma, outro agente com propriedades antioxidantes. Além de reduzir o LDL, a substância contribui para aumentar a taxa do HDL, conhecido como bom colesterol.
O docinho ainda auxilia na produção de serotonina, hormônio que provoca sensação de bem-estar e está associado à regulação do sono, do apetite e do humor. O ideal é comer no café da manhã ou após o almoço para que as calorias sejam gastas durante o dia e não sejam depositadas como gordura à noite, com o corpo em repouso.