A vítima é uma mulher, 71 anos, que tinha comorbidades e morava em Cabeçuda.
Laguna confirmou nesta sexta-feira (26) a primeira morte de paciente contaminada com o novo coronavírus, segundo informam os boletins divulgados pela prefeitura e governo do Estado. A vítima é uma mulher, 71 anos, que tinha comorbidades e morava em Cabeçuda. Não há confirmação sobre o local do óbito.
Os números do governo estadual indicam que essa é a segunda morte que a cidade contabiliza. Isso acontece porque o governo estadual segue a orientação do Ministério da Saúde (MS) e considera o local de moradia do paciente constante no Cartão Nacional de Saúde (CNS), como referência para o registro de casos, e não o local onde aconteceu a morte ou a contaminação.
Essa condição foi a razão para que Laguna figurasse com uma morte desde maio. O caminhoneiro João Bento, 52, natural de Pedras Grandes, que morou por décadas em Laguna, faleceu por complicações da Covid-19 durante uma viagem na Bahia, em abril. Ele morava há um ano no Ceará, mas o CNS ainda era registrado em Laguna.
Números do município nesta sexta-feira
O boletim epidemiológico de Laguna aponta que houve diagnóstico positivo para mais dois pacientes. O município tem ao todo 42 confirmações – uma foi por meio de teste rápido. A cidade contabiliza 29 pessoas curadas. Há 46 pessoas aguardando resultado de exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina.