Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Fechar [x]
Saúde

Com 96% de ocupação, SC tem dez pacientes à espera de leito de UTI

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, metade dos pacientes são crianças

25/07/2022 06h14 | Atualizada em 24/07/2022 20h56 | Por: Redação | Fonte: NSCTotal
Divulgação

Santa Catarina tem dez pacientes à espera de um leito de UTI. Desses, cinco são crianças, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgados neste domingo (24). A taxa de ocupação geral é de 96,11%. 

Conforme a SES, entre as UTIs neonatais, três pacientes aguardam por uma vaga, sendo que um já tem o leito ofertado e está em processo de transferência. Os pacientes são da Grande Florianópolis (1), Meio-Oeste (1) e Planalto Norte e Nordeste (1). 

Dos 195 leitos de UTI disponibilizados para internação neonatal, 191 estão ocupados - apenas o Vale do Itajaí, o Meio-Oeste e a Serra catarinense têm vagas disponíveis. As demais regiões estão com 100% de ocupação, de acordo com o Painel de Leitos da SES. 

Mapa mostra a taxa de ocupação das UTIs neonatal

Mapa mostra a taxa de ocupação das UTIs neonatal

(Foto: SES/Divulgação)

Já em relação às UTIs pediátricas, dois pacientes aguardam por uma vaga junto à Central de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH). Um deles, no Sul catarinense, já tem o leito ofertado e está em processo de transferência. Já o outro paciente está no Meio-Oeste. 

A taxa de ocupação atual das UTIs pediátricas é de 94,92%, com apenas seis vagas. Quatro regiões estão com 100% de ocupação: Oeste, Vale do Itajaí, Sul catarinense e Grande Florianópolis. 

Mapa mostra a taxa de ocupação dos leitos pediátricos em SC

Mapa mostra a taxa de ocupação dos leitos pediátricos em SC

(Foto: SES/Divulgação)

Cinco pacientes aguardam por UTI 

A SES também divulgou o número de adultos que aguardam por um leito de UTI em Santa Catarina. Neste domingo, eram cinco pacientes, divididos nas seguintes regiões: Vale do Rio Itajaí (2), Grande Oeste (2) e Foz do Rio Itajaí (1) - este último, com o leito já ofertado e aguardando transferência. 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 95,84%. Apenas a Foz e o Vale do Itajaí não tem vagas disponíveis neste domingo. 

Na última semana, o governo estadual se comprometeu a informar em tempo real o número de pacientes que aguardam por uma vaga de UTI. A medida foi confirmada em audiência entre o governo de Santa Catarina e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

O encontro ocorreu após a Justiça decidir que o Estado poderia ser multado caso não ofertasse leitos de UTIs a crianças e adolescentes em até 12 horas a partir do pedido do médico. Essa decisão foi mantida no encontro, presidido pela juíza da Vara da Infância e Juventude de Florianópolis, Brigitte Remor de Souza May.

O Estado também tem sete dias para acrescentar no sistema a ocupação dos leitos ativos de enfermaria e de UTI pediátricos e neonatais da rede privada e pública, com dados por hospital e região.

Na ocasião, o Estado de Santa Catarina também apresentou o plano de expansão da oferta de vagas e alegou que "atualmente não há falta dessas estruturas em Santa Catarina".

Com informações do NSCTotal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!