Em todo o estado há 8.710 casos prováveis da doença
Santa Catarina já registrou cinco óbitos decorrentes da infecção pelo vírus da dengue neste ano. Quatro em Joinville e um em Araquari. Em todo o estado há 8.710 casos prováveis da doença. Comparando com o mesmo período do ano passado houve um aumento de 611%. Naquele período o estado tinha 1.255 casos prováveis de dengue.
Conforme a bióloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina Tharine Dal-Cim, esses números possuem uma tendência de aumentar nas próximas semanas. “Levando em consideração as condições climáticas, de muito calor e chuvas, e o período sazonal para a transmissão da dengue no estado”, disse.
Sintomas da dengue
Devem ficar atentas e iniciar a hidratação, pessoas que sentirem sintomas como febre, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, nas articulações e manchas vermelhas na pele.
Sinais de alerta da doença da dengue são: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, pressão baixa e sangramento de mucosas. Ao perceber esses sintomas, a Dive orienta que procure imediatamente uma unidade para receber orientação do profissional em relação à hidratação, medicação e condutas.
De acordo com a DIV a principal maneira de prevenir a transmissão da dengue é fazendo a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Esses depósitos vão desde o lixo mal acondicionado, calhas que estão destruídas e caixas d'água destampadas. Todos os recipientes que o Aedes pode acessar e colocar seus ovos e aumentar a proliferação.