Ordem de veiculação começa com a candidatura mais votada no primeiro turno, alternando-se a cada dia
O tempo de propaganda eleitoral para candidatos ao governo de Santa Catarina no segundo turno das eleições foi definido nesta quarta-feira (5), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Em 30 de outubro, catarinenses irão às urnas para decidir entre Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) para o cargo de governador, e entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para a presidência da República.
A denifição foi feita após reunião entre o TRE-SC, representantes de emissoras de rádio e televisão, partidos políticos, coligações e federações. Os trechos começam a ser transmitidos no rádio e na TV na próxima sexta-feira (7) e seguem até o dia 28 de outubro.
O tempo deve ser igual entre os candidatos tanto de propaganda em bloco quanto de inserções diárias. Além disso, a ordem de veiculação começa com a candidatura mais votada no primeiro turno, alternando-se a cada dia, de acordo com uma resolução do Tribunal Superior de Justiça.
Por isso, o primeiro bloco na sexta (7) é do candidato Jorginho Mello (PL), que obteve 38,61% dos votos válidos no primeiro turno. Em seguida, passa a propaganda do candidato Décio Lima (PT), que conquistou 17,42% dos votos computados. Serão transmitidos dois blocos diários de dez minutos, sendo cinco para cada candidato, de segunda a sábado.
No rádio, o horário eleitoral para governador será transmitido das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20. Na TV, a propaganda em bloco ocorrerá das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. Em ambos os meios de comunicação, a veiculação será feita após os programas dos candidatos a presidente da República.
Já as inserções diárias ao longo da programação das emissoras terão o tempo de 25 minutos por cargo, de segunda a domingo.
Com informações do NSCTotal