Número é 25% maior do que no ano passado, quando eram 40 vereadores tentando uma vaga
Ao menos 50 vereadores catarinenses vão concorrer a cargos públcios em Santa Catarina nas eleições de outubro. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reúne as candidaturas para o pleito de 2022.
De acordo com o levantamento, feito pelo Diário Catarinense, houve um crescimento de 25% em relação a 2018, quando 40 vereadores participaram do pleito.
Dos 50 candidatos, 37 vão concorrer ao cargo de deputado federal, 10 para deputado estadual e três para senador.
Ao todo, 18 partido têm candidatos a vereadores que tentarão um cargo nas eleições de outubro. As siglas com a maior quantidade são o PL e o Podemos, com seis nomes cada, seguido de MDB e PP, com quatro, e PSDB, Psol, Republicanos, PT e União Brasil, com três.
De acordo com o cientista político Tiago Borges, um dos motivos para o interesse de vereadores em concorrerem a cargos públicos está na acensão política, principalmente para ganhar mais visibilidade no meio.
— Não é uma regra, mas isso [se candidatar a outros cargos] é muito comum. É previsto que um vereador, bem sucedido, vai tentar outros cargos — pontua.
Cargo facilita trajetória, mas não garante vitória
O especialista salienta, porém, que o fato do candidato ter uma vida política não interfere diretamente na campanha. Isto porque pessoas que tenham alguma outra profissão, podem vir a ter uma maior visibilidade entre os eleitores.
— É um mercado aberto. A última eleição mostrou que alguém sem experiência pode ser competitivo, não tem uma regra geral. Mas, ter um bom desempenho como vereador, para tentar um cargo de deputado estadual, por exemplo, pode facilitar — explica.
Em Santa Catarina, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano 966 candidatos concorrem aos cargos em disputa - em 2018, esse número foi de 784 candidatos.
O primeiro turno ocorre em 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Caso haja segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais, a votação será em 30 de outubro.
Com informações do NSCTotal