Único vereador negro do município, Antônio Carlos da Silveira Júnior (PSB) explicava sobre projeto de lei, quando usuária, que assistia à sessão em rede social, enviou emoticons de macaco no chat
A Polícia Civil investiga um suposto ato de injúria racial que ocorreu durante a transmissão da sessão da Câmara de Vereadores de São José, na Grande Florianópolis, nesta segunda-feira, dia 6. A vítima foi Antônio Carlos da Silveira Júnior (PSB), único vereador negro do plenário.
A situação ocorreu durante a discussão de um projeto de lei sobre a prioridade de vagas e matrículas a crianças e adolescentes com qualquer deficiência física e/ou cognitiva. Nos comentários da transmissão, em uma rede social, uma usuária teria comentado com três emojis de macaco e dois de palminha enquanto o vereador, que é autor do projeto, falava.
Antônio, então, usou as redes sociais para expor o caso, que classificou como "racista".
— Hoje, pela primeira vez dentro da Câmara Municipal de São José, recebi um ataque racista enquanto manifestava sobre um projeto de lei nosso. [...] Ela não estava, provavelmente, concordando com a minha cor e não com o projeto. O projeto faria muito bem para São José, mas a minha cor talvez não — disse o parlamentar.
A Câmara Municipal de São José também comentou sobre o caso. Em nota, o Legislativo afirmou que repudia qualquer manifestação racista e que defende a igualdade de raça.
Ainda na segunda-feira, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. De acordo com o delegado Manoel Galano, da delegacia de crimes cibernéticos de Santa Catarina, um inquérito sobre o caso já foi instaurado.
Até esta terça-feira (7), porém, a polícia ainda não havia identificado o perfil da pessoa responsável pelos ataques.
Confira a íntegra da nota da Câmara de São José
"A Câmara Municipal de São José se solidariza com o vereador Antônio Carlos da Silveira Júnior (PSB), vítima de comentário racista em uma rede social, na tarde desta segunda-feira (06), durante a transmissão ao vivo 36ª Sessão Ordinária de 2022. Enquanto o vereador discursava, uma usuária se manifestou no Youtube com emojis de palmas e de um macaco que aparece pelo menos três vezes, ou seja, foi digitado três vezes. Diversos vereadores saíram em defesa do colega, ainda durante a sessão. O vereador pretende tomar providências e levar o caso à justiça. Os vereadores garantiram que não irão compactuar com esse tipo de atitude, que não pode ser aceita pela sociedade nos dias de hoje. A Câmara Municipal de São José vem a público dizer que repudia todo e qualquer tipo de manifestação racista e que defende de forma veemente a igualdade de raça, cor e gênero. Independente de onde a manifestação ocorra: seja ela nas ruas, nas dependências da casa ou numa rede social. “A Câmara não aceita e repudia esse tipo de manifestação e se solidariza com o vereador Toninho”, destacou a presidente da Casa, vereadora Méri Hang, que mobilizou toda a estrutura da Casa em defesa do vereador e contra o racismo, assim que deu por encerrada a sessão desta segunda-feira".
Com informações do NSCTotal