Domingo, 22 de dezembro de 2024
Fechar [x]
Política

Polícia investiga suposto ato de injúria racial contra vereador de São José

Único vereador negro do município, Antônio Carlos da Silveira Júnior (PSB) explicava sobre projeto de lei, quando usuária, que assistia à sessão em rede social, enviou emoticons de macaco no chat

08/06/2022 06h12 | Atualizada em 07/06/2022 22h24 | Por: Redação | Fonte: NSCTotal
Divulgação

A Polícia Civil investiga um suposto ato de injúria racial que ocorreu durante a transmissão da sessão da Câmara de Vereadores de São José, na Grande Florianópolis, nesta segunda-feira, dia 6. A vítima foi Antônio Carlos da Silveira Júnior (PSB), único vereador negro do plenário.

A situação ocorreu durante a discussão de um projeto de lei sobre a prioridade de vagas e matrículas a crianças e adolescentes com qualquer deficiência física e/ou cognitiva. Nos comentários da transmissão, em uma rede social, uma usuária teria comentado com três emojis de macaco e dois de palminha enquanto o vereador, que é autor do projeto, falava.

Comentário foi feito durante a transmissão

 

Antônio, então, usou as redes sociais para expor o caso, que classificou como "racista". 

— Hoje, pela primeira vez dentro da Câmara Municipal de São José, recebi um ataque racista enquanto manifestava sobre um projeto de lei nosso. [...] Ela não estava, provavelmente, concordando com a minha cor e não com o projeto. O projeto faria muito bem para São José, mas a minha cor talvez não — disse o parlamentar.

A Câmara Municipal de São José também comentou sobre o caso. Em nota, o Legislativo afirmou que repudia qualquer manifestação racista e que defende a igualdade de raça.

Ainda na segunda-feira, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. De acordo com o delegado Manoel Galano, da delegacia de crimes cibernéticos de Santa Catarina, um inquérito sobre o caso já foi instaurado. 

Até esta terça-feira (7), porém, a polícia ainda não havia identificado o perfil da pessoa responsável pelos ataques.

Confira a íntegra da nota da Câmara de São José

"A Câmara Municipal de São José se solidariza com o vereador Antônio Carlos da Silveira Júnior (PSB), vítima de comentário racista em uma rede social, na tarde desta segunda-feira (06), durante a transmissão ao vivo 36ª Sessão Ordinária de 2022. Enquanto o vereador discursava, uma usuária se manifestou no Youtube com emojis de palmas e de um macaco que aparece pelo menos três vezes, ou seja, foi digitado três vezes. Diversos vereadores saíram em defesa do colega, ainda durante a sessão. O vereador pretende tomar providências e levar o caso à justiça. Os vereadores garantiram que não irão compactuar com esse tipo de atitude, que não pode ser aceita pela sociedade nos dias de hoje. A Câmara Municipal de São José vem a público dizer que repudia todo e qualquer tipo de manifestação racista e que defende de forma veemente a igualdade de raça, cor e gênero. Independente de onde a manifestação ocorra: seja ela nas ruas, nas dependências da casa ou numa rede social. “A Câmara não aceita e repudia esse tipo de manifestação e se solidariza com o vereador Toninho”, destacou a presidente da Casa, vereadora Méri Hang, que mobilizou toda a estrutura da Casa em defesa do vereador e contra o racismo, assim que deu por encerrada a sessão desta segunda-feira".

Com informações do NSCTotal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!