Sábado, 27 de abril de 2024
Fechar [x]
Política

Pedido de impeachment contra Doutor Vicente é protocolado

. A autora da denúncia é Cariny Elisabety Mendes Figueiredo, engenheira e residente do município

04/05/2023 15h12 | Atualizada em 04/05/2023 15h13 | Por: Redação
Divulgação

Uma denúncia com pedido de impeachment foi apresentada à Câmara Municipal de Vereadores de Capivari de Baixo, em Santa Catarina, contra o prefeito Vicente Correa Costa. A autora da denúncia é Cariny Elisabety Mendes Figueiredo, engenheira e residente do município, filiada ao partido NOVO.

De acordo com a denúncia, o prefeito teria cometido o crime de responsabilidade previsto no artigo 1º, § 1º, c/c art. 2º, inciso II da Lei nº 1.079/1950. Esse crime consiste em "proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo". A iniciativa da denúncia é respaldada pelo artigo 54 da Lei Orgânica do Município, que permite que qualquer cidadão possa denunciar o prefeito por crime de responsabilidade perante a Câmara Municipal.

Vale ressaltar que o prefeito Vicente Correa Costa virou réu na Justiça em desdobramento da Operação Mensageiro nesta quinta-feira (13). A decisão foi tomada pela 5ª Câmara Criminal do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina). De acordo com o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), Costa é suspeito de receber propina para favorecer empresa de saneamento na prestação de serviços na cidade. Costa foi preso em 2 de fevereiro, suspeito de participação no esquema criminoso, que teria ocorrido em diversas cidades, no que o MPSC classifica como “maior esquema de propinas da história do Estado”. Costa renovou contrato com a empresa investigada em 2020.

Caso a denúncia apresentada por Cariny Elisabety Mendes Figueiredo seja aceita pela Câmara Municipal, será instaurado um processo para apurar as acusações e decidir sobre o impeachment do prefeito. O processo será conduzido por uma comissão processante composta por vereadores e terá prazo máximo de 90 dias para ser concluído. Se o impeachment for aprovado pela Câmara Municipal, o prefeito será afastado do cargo e ficará inelegível por oito anos. O processo de impeachment é um instrumento previsto na Constituição Federal para responsabilizar agentes públicos que cometem crimes de responsabilidade no exercício do cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!